Fort Lauderdale, Flórida, 06 de Outubro de 2002 Ano X  Lição Nº 40


 

A Sabedoria de Viver

Noberto Carlos Marguardt Brasil

Brasileiro, pastor e professor.

E apliquei o meu coração a inquirir e a investigar com sabedoria a respeito de tudo quanto se faz debaixo do céu; essa enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens para nela se exercitarem”. (Eclissastes 1:13). Salomão, de todo o coração, procurou entender com sabedoria as cousas terrenas, mas, como logo confessa, pois só o Espírito de Deus penetra todas as coisas. Toda a sabedoria humana deve se subordinar à suprema sabedoria divina, manifesta na Palavra Divina. A notícia que chegou no ano passado aos noticiários escritos e televisivos foi sobre a morte do guitarrista Marcelo Fromer, dos Titãs, um grupo de rock nacionalmente conhecido. Ele tinha 39 anos. Era além de músico, comentarista esportivo, escrevia livros sobre culinária, dentre outras coisas. Que morte estúpida ele teve! Atropelado por uma moto ao fazer cooper  num dos bairros mais nobres de São Paulo. Estava sem qualquer documento na hora do acidente, por isso a demora em identifica-lo, mas um funcionário do hospital conhecia-o e revelou quem ele era e foram procurar os familiares. A morte nunca anunciou que está chegando. No final daquele dia já anunciavam que os órgãos doados pela família salvariam quatro vidas, inclusive o coração está pulsando no peito de um homem de 52 anos que tem algo em comum com o cantor: gosta de cozinhar. Já havia assistido há algum tempo uma apresentação deste grupo de rock e reparava na maneira como ele tocava. Era exímio guitarrista, sabia de tudo, fazia bem o que fazia e nada era segredo para ele. Salomão, o homem mais sábio que existiu na face da terra confessa que só o Espírito de Deus penetra todas as coisas. Porque estou escrevendo isto? Para lembrar aquilo que Davi fez saber a Salomão: 1º Crônicas 28:9 - E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. A morte chegou tão rápido para esse músico que ele não teve tempo de pensar sobre seu futuro após a morte. Certamente ele em vida já havia decidido, não cabe aqui ninguém julgar se ele buscou a Deus ou rejeitou a Deus. O certo é que nós os que estamos vivos temos que tomar essa decisão já, agora, logo, antes que seja tarde.

 

Abraão

Domingos Tito Sacatato Estados Unidos

Angolano, evangelista e professor.

O nome Abraão é originário do hebraico Abhrãhãm que significa "pai de uma multidão". Abraão foi um dos patriarcas bíblicos e um nome célebre em todo o Oriente antigo. Sobre sua genealogia sabe-se que era filho de Terá e descendente de Sem. Nasceu em Ur dos Caldeus onde casou-se com Sarai (Gn 11.27-31) e foi mais tarde chamado por Deus para possuir uma terra prometida (At 7.2-4). Saiu da Mesopotâmia acompanhado de sua esposa, seu pai e seu sobrinho Ló. Em Harã, seu pai veio a falecer e logo depois por intrigas estre seus trabalhadores Abrão se separa de Ló. Deus então esclarece um pouco mais a chamada a Abrão. Primeiro muda seu nome para Abraão, e o de sua esposa para Sara; promete-lhe um filho  e mais tarde estabelece o pacto da circuncisão. Ainda que Sara era estéril e já em sua muita idade perdido o costume das mulheres, Deus fez Abraão ser pai de Isaque aos 100 anos de idade (Gn 21.5). Antes porém, Abraão gerou de Hagar, serva de Sara um filho cujo nome era Ismael de cuja raíz genealógica descende o povo Árabe. Em Isaque, o filho da promessa, Abraão torna-se o pai da nação de Israel, portanto, do povo judeu. Tendo sida provada a sua fé, através do pedido de Deus em sacrificar a Isaque , Abraão torna-se o "pai da fé", através do qual tornam-se benditas as nações da terra, fazendo todo o salvo em Cristo Jesus, descendente de Abraão como filhos da fé (Gl 4.7-9). Depois da morte de Sara, Abraão ainda casa-se com Quetura da qual lhe nasceram outros seis filhos ((Gn 25.1-2). Abraão morreu em boa velhice e farto de dias e foi sepultado por Isaque e Ismael, na cova de Macpela, no campo de Efrom.

 

A CHAMADA DE ABRAÃO

Paulo Renato Alves Estados Unidos

Brasileiro, presbítero, professor e presidente dos jovens.

Texto Áureo da Lição

Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. (Hebreus 11:8)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: FIRME NAS PROMESSAS, 107 da Harpa Cristã.

 

1. Deus chama a Abraão
Para estabelecer uma nação - Israel Gn 12:2,17:6, 18:18 ; Ne 9:8.
Para realizar um plano - aliança: Is 29:22 ; Gn 15:18,17:7; Js 24:3.
 Para representar uma linhagem - mesiânica: Mt 1:1,17 ;Gn 11:10-26.
2. Determinação divina para Abraão
Deixar sua terra natal: Gn 12:1a; At 7:2,3a.
Deixar seus parentes: Gn 12:1b; At 7:2,3b.
 Prosseguir para a terra prometida: Gn 17:8; At 7:3; Hb 11:8b.
3. Abraão e sua chamada
Obedeceu a Deus: At 7:2-4; Gn 12:4; Hb 11:8.
Renunciou à família: Gn 12:5,13:14-18.
Creu nas promessas divinas: Rm 4:3,16-21; Gl 3:6,7.

 

Texto da Lição:

 

Gênesis 11:31,32; 12:1-5

  Gênesis 11:31 E tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã e habitaram ali. 32 E foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Tera em Harã.


Gênesis 12:1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.
3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Assim, partiu Abrão, como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando
saiu de Harã.
5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.

(ARC)