Fort Lauderdale, Flórida, 18 de Agosto de 2002 Ano X  Lição Nº 33


 

Nossos Desviados!

Rev. Ricardo César Brasil

Brasileiro, pastor, professor e articulista.

"Eu de muito boa vontade gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado." (Coríntios 12.15). O princípio do mundo é alegrar-se com a queda do outro, mas o caráter de Cristo, em nós, naturalmente deve nos incomodar a restaurar o nosso irmão, sempre que ele cair. Por isso, um cristão maduro jamais deve agir precipitadamente, sob pena de faze-lo por si só, e não pelo Espírito Santo. Seja qual for o motivo da queda, nosso primeiro passo não deve ser confrontar ou desprezar quem caiu, ou pior, fazer de conta que não é conosco. Não há nada mais anti-cristão do que a indiferença. Todo crente é também um restaurador! Restaurar vidas caídas é lutar pelo que acreditamos pertencer a Deus. É zelo e amor pelo que Ele mesmo separou para Si. É jamais olhar um "irmão pecador" como se ele não fosse mais irmão; é enxergá-lo como um irmão que precisa deixar o pecado. Só nos pautando pelo amor divino podemos ajudá-lo a render-se à força do arrependimento para que prove do perdão do Senhor, que é capaz de anular qualquer peso do pecado. Não podemos trocar a oportunidade de ser bênção, pela comodidade de viver falhando. No "Corpo de Cristo", falha quem não faz nada! Jesus não nos chamou para Si com o propósito de nos dar o Céu e esperá-lo em estado de "eterna férias espirituais", mas para vivermos como, de fato, espirituais, refletindo o Seu caráter. É bom "lembrar" das nossas falhas pessoais, e da forma como Jesus nos tratou, apesar delas. Ele tem nos perdoado diariamente, muitos pecados que somente Ele e nós conhecemos. Pense nisso antes de se posicionar diante de um irmão temporariamente desviado! Se estamos de pé, é por pura misericórdia; se conseguimos andar, é unicamente movidos por Deus. Além do Espírito Santo, não há nada em nós que nos firme! Sem Ele, somos como papel sujo, mesmo que de seda, somos seda suja. Quem somos nós, para olhar o caído como uma caso perdido? A vida Cristã é uma semeadura constante: semeamos a Palavra, que gera Vida, que brota nos corações dos que são dele. Daí para frente, nos tornamos como que "jardineiros" uns dos outros, do Seu Jardim (a Igreja), para cuidarmos das plantinhas que nascem da Boa Semente.  Enquanto "jardineiro", cuide dedicadamente do jardim (Igreja) como um todo. O alvo da nossa caminhada é a santificação, tanto pessoal como coletiva. Deus não descarta ninguém que antes tenha resgatado. Nosso papel é confiar, insistir, persistir, suportar, e até brigar, se for preciso, pelos nossos fracos na fé, pelos nossos desviados, dentro ou fora da congregação!

Divórcio

Mbaxi Cabral Estados Unidos

Angolano, músico e seminarista.

Palavra proveniente do latim “Divortiu”, que significa dissolução legal do casamento. As palavras sinônimas tais como separação, desunião, desavença e desinteligência, expressam o ato de divorcio em diferentes hábitos. A Bíblia Sagrada no Velho Testamento relata duas situações na qual o divorcio não é aceitável: 1) Acusação falsa de infidelidade por parte de um dos cônjuges (Dt 22.13-19); 2) Relacionamento intimo entre um jovem e uma jovem virgem, em que o pai do jovem o tivesse compelido a casar-se com ela. (Dt 22.28,29). Como seres humanos sempre existem  desentendimentos entre duas pessoas que vivem juntas por diferentes razões: mentalidade, ponto de vista, caráter diferente. Mas mesmo assim, o divorcio não é a solução para resolver qualquer tipo de problema entre os casados, muito pelo contrário, é a ultima opção dependendo da situação. O Novo Testamento aborda um fato muito importante, em que JESUS ensina que o único motivo que permite a separação entre cônjuges é o adultério. Qualquer pessoa que separa-se do seu cônjuge por outra qualquer razão e junta-se com outra pessoa, ou casa-se com ela, está vivendo em adultério (Mt 5.32, Mc 10.2-12; ICo 7.2). É importante salientar que JESUS vai mais a fundo em suas palavras “Mt 5.28”. Por este motivo, quando Deus dá as tábuas da lei a Moisés no monte Sinai, Ele ordenou que não cobiça-se a mulher do seu esposo (Ex 20:17). Em síntese, Deus em sua lei moral dada a Moisés nos mostra sua santidade, pela severidade da lei que dizia que se alguma mulher fosse encontrada adulterando seria apedrejada. (Jo 8:3).

O CRISTÃO E O DIVÓRCIO

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, conferencista, professor e escritor.

Texto Áureo da Lição

“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”
 (Mt 19.9)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: COM TUA MÃO SEGURA, 33 da Harpa Cristã.

 

1. O casamento do povo de Deus
Conforme a Palavra de Deus: Gn 2:18,24;  1Co 7:39.
Oferecido a Deus: Jo 2;1-2; Dt 24:5.
 Mantido na presença de Deus: 1Tm 2:9-14; Ef 5:22-24.
2. O divórcio do povo de Deus
No Antigo Testamento: Dt 24:1; Mt 19:8.
Nos Evangelhos: Mt 19:6; 5:32.
 Nas Epístolas: Rm 7:1-3; 1Co 7:10,12,13.
3. Os impecílios do divórcio do povo de Deus
Por defamação: Dt 22:13-19.
Por violação: Ex 22:16,17; Dt 22:28-30.
Por infidelidade: Lv 20:10.

Texto da Lição:

Oséias 5.1-7

 Oséias 5.1 Ouvi isto, ó sacerdotes, e escutai, ó casa de Israel, e escutai, ó casa do rei, porque a vós pertence este juízo, visto que fostes
um laço para Mispa e rede estendida sobre o Tabor.
2 Os transviados têm descido até ao profundo, na matança; mas eu serei a correção de todos eles.
3 Eu conheço Efraim, e Israel não se esconde de mim; porque, agora, te tens prostituído, ó Efraim, e se contaminou Israel.
4 Não querem ordenar as suas ações, a fim de voltarem para o seu Deus; porque o espírito da prostituição está no meio deles,
e não conhecem o SENHOR.
5 A soberba de Israel testificará, pois, no seu rosto; e Israel e Efraim cairão pela sua injustiça, e Judá cairá juntamente com eles.
6 Eles irão com as suas ovelhas e com as suas vacas, para buscarem o SENHOR, mas não o acharão: ele se retirou deles.
7 Aleivosamente se houveram contra o SENHOR, porque geraram filhos estranhos; agora, a lua nova os consumirá com as suas
porções.

(ARC)