Fort Lauderdale, Flórida, 11 de Agosto de 2002 Ano X  Lição Nº 32


 

Ser Pastor!

Pr. Wagner Araujo Brazil

Brasileiro, pastor e articulista.

Qual o sentido dessa palavra? Ser pastor! Uma afirmação tão pequena, mas repleta de tanto significado! Ser pastor é muito mais que ser um pregador, além de ser um administrador de igreja, professor ou conferencista. Ser pastor é algo da alma, não apenas do intelecto. Ser pastor é sentir paixão pelas almas. É desejar a salvação de alguém de forma tão intensa, que nos leve à repartir as boas-novas com ele. É chorar pelos que se mantém rebeldes. Ser pastor é tudo fazer para conseguir ganhar alguns para Cristo. Ser pastor é alegrar-se com a alegria dos outros, com a conversão de um familiar de alguém da igreja. Mas ser pastor também é chorar. Chorar pela ingratidão dos homens. Chorar porque muitas vezes aqueles a quem tanto se ajudou são os primeiros a perseguirem-nos, a nos esfaquearem pelas costas, a nos criticarem, a levantarem falso testemunho contra a igreja e contra nós. Ser pastor é não ter outro interesse senão o pregar a Cristo. É não se envolver nos negócios deste mundo, buscando riquezas, fama e posição. É saber dizer não quando o coração disser sim. Ser pastor é ser pai. É disciplinar com carinho e amor, conquanto com a firmeza da vara, da correção e, não raras vezes, da exclusão de pessoas queridas. É obedecer a Bíblia, não aos homens. É seguir a Deus, não ao coração. Ser pastor é ser justo. Ser pastor é saber dizer não, quando a emoção manda dizer sim. Os erros são nossos, mas a glória é de Deus. Ser pastor é sofrer o dano, o dolo, a injustiça, confiando nAquele que é o galardoador dos que o buscam. Ser pastor é estar pronto para a solidão. É manter-se no Santo dos Santos de joelhos prostrados, obtendo a solução para os problemas insolúveis. Ser pastor é ser profeta, tornar o seu púlpito um "assim diz o Senhor", uma tocha flamejante, um facho de luz, uma espada de dois gumes, afiada e afogueada, proclamando aos quatro ventos a salvação e a santificação do povo de Deus. Ser pastor é saber pedir perdão. Humildade é uma chave que abre todas as portas, até as portas emperradas dos corações decepcionados. Ser pastor é saber discernir entre ficar ou sair. Ser pastor é crer quando todos descrêem. Ser pastor é ver o lado bom da questão, é vislumbrar uma saída quando todos imaginarem que é o fim do túnel. Ser pastor é contagiar, e não contaminar. Ser pastor é inovar, é renovar, é oferecer-se como sacrifício em prol da vontade de Deus. Ser pastor é saber envelhecer com dignidade, sem perder a jovialidade. É ser amigo dos jovens e companheiro dos adultos. Ser pastor é ser companhia desejada, querida, esperada. É saber calar-se quando o silêncio for a frase mais contundente, e falar quando todos estiverem quietos. Ser pastor é saber viver, é saber deixar um legado para que outros possam seguir os seus rastros.

Sexualidade

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, professora e diretora de evangelismo.

A sexualidade é a característica natural de todo animal sexuado, ou seja, que possui espécies de diferentes sexos, macho e fêmea. Suas estruturas biogenéticas fazem com que eles copulem trazendo a procriação e portanto, gerando novos indivíduos — “E criou Deus o homem à sua imagem, macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, multiplicai, e enchei a terra…”; “Deixará o varão a seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 1.27,28; 2.24). As leis naturais do relacionamento sexual do homem e da mulher foram esclarecidas desde o princípio. Seu relacionamento deverá ser sempre baixo a um compromisso ético e pessoal, com um sublime propósito de se preencher mutualmente e permanecer sua espécie. O ser humano é o único animal, que ao relacionar-se com seu cônjuge usa não só suas funções vegetativas, mas, também, as psicomotoras. O pecado, dentre tantas outras destruições, atingiu também a área sexual do homem (Rm 1.24-28). Neste texto da carta aos Romanos aparece a palavra sensualidade que em nada deve ser confundida com sexualidade. A sensualidade é a deturpação da área sensitiva do homem, pela qual satanás escraviza a muitos. Através desta há uma provocação amoral e anormal da área sexual do homem. Por esta abertura, o mal provoca resultados funestos no ser humano, fazendo-o experimentar a deterioração moral pela prostituição generalizada, tais como; homossexualidade, divórcios, fragmentação da família, bestialidade sexual, entre tantas outras abominações. Por isso o crente deve guardar sua vida de ética cristã, mantendo uma comunhão diária com Deus e abstendo-se de todo o efeito pernicioso do mundo. Vivendo uma vida de oração, de meditação na Palavra de Deus e piedade, o cristão pode filtrar o mal espiritual impregnados e latentes nas músicas seculares e pseudo-cristãs; nos filmes projetados nas salas de cinema ou nos lares;  nas propagandas sensuais dos out-doors, da mídia e da Internet; nos livros ou revistas aparentemente dedicados para orientação sexual; e sobre tudo, do vil companheirismo e da má conversação! O melhor antídoto contra o mal, é o bem — vença o mal com o bem! Louvamos a Deus, que nesta sociedade em decomposição, o crente é o único ser que ainda hoje pode gozar da pureza naquilo que Deus criou exclusivamente para ele.

O CRISTÃO E A SEXUALIDADE

Ev. Domingos Tito Sacatato Estados Unidos

Angolano, evangelista e professor.

Texto Áureo da Lição

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.”
 (Gn 1.27)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: EM JESUS TENS A PALMA DA VITÓRIA, 75 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. O propósito ético da sexualidade
Estabelecido por Deus: Gn 1.27,31; Cl 1.16; Ap 4.11
Estabelecido para procriação: Gn 1.28; 33.5; Sl 127.3 
 Estabelecido para intimidade dos casados: 1Co 7.2-5; Ec 9.9
2. A corrupção ética da sexualidade
O pecado da fornificação: Ef  5.5; 1Tm 1.10; Hb 12.16
O pecado do adultério: 1Co 6.9; Hb 13.4; Ex 20.14 
 O pecado do homosexualismo: 1Tm 1.10; Lv 20.13; 1Co 6.10; Rm 1.23-28
3. O padrão bíblico e a sexualidade
O padrão bíblico para os solteiros: 1Co 7.8-9; 1Tm 5.14 
O padrão bíblico para os casados: 1Co 7.3-5; Pv 5.18; Ec 9.9
O padrão bíblico para os viúvos: 1Co 7.8-9; 1Tm 5.14 

Texto da Lição:

Gênesis 1.27; 2.24; 1Coríntios 7.2,3,5; Provérbios 5.18 e Eclesiastes 9.9

 Gênesis 1.27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

2.24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

1 Coríntios 7.2 mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido.
5
Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.

Provérbios 5.18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.

Eclesiastes 9.9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade; os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os
dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol.

(ARC)