Fort Lauderdale, Flórida, 4 de Agosto de 2002 Ano X  Lição Nº 31


 

Sabendo Investir!

Pr. Marcos Amazonas Portugal

Brasileiro, pastor, missionário e articulista.

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra." (Ec 11.1-2) Todos nós já ouvimos falar de investimento de riscos. Investimentos que deixam alguns assustados e com medo de se envolverem porque pode perder tudo. Contudo, nossa vida é feita de investimentos. Investimos nas pessoas, no trabalho, nos estudos. Todos os dias corremos riscos e deles não podemos fugir. O nosso texto fala justamente sobre esta atitude, fala de investimentos. Mostra que devemos ter a coragem de investir nas coisas. Olhando para este texto encontro lições preciosas. Não quero falar na questão de resultados financeiros, mas sobre a vida. Este texto mostra-nos o seguinte: Na vida precisamos fazer investimentos. Não podemos ficar parados, com medo da vida. Não podemos ficar trancados dentro de casa com medo das pessoas. Precisamos viver, por isso, é preciso investir em relacionamentos saudáveis. Temos que investir em nós próprios e nos outros. Há pessoas que não vivem, apenas sobrevivem porque estão com medo de se envolver com outras pessoas. Estão isoladas para si mesmas. Na vida devemos desejar bons resultados dos nossos investimentos. Ninguém investe sem esperar um bom resultado. Ninguém gosta de ver um grande esforço se transformar em fracasso. Por isso, nosso investimento deve ser bem estruturado. Devemos esperar que ele dê bom resultado. É necessário trabalhar para que ele se transforme em algo extremamente gratificante. Na vida devemos investir mesmo sabendo que podemos ser atingidos pela tragédia. Alguém já disse que viver é um risco e eu concordo plenamente. O versículo dois diz que não sabemos qual o mal que virá sobre a terra. Por isso o investimento deve ser diversificado. Devemos investir em várias áreas, pois se houver uma tragédia, podemos contar com as outras áreas. Na vida devemos investir em várias pessoas, dedicar tempo, ensino e experiência, porque se tivermos uma decepção com alguma delas, podemos sempre contar com outras. Não tenha medo de dedicar-se a obra de Deus ou aos trabalhadores da obra. Dê o seu melhor, espere que no certo o bom resultado do seu investimento aparecerá. Não tenha medo das calamidades. Seja corajoso e faça os seus investimentos com a sábia liderança do Senhor.

Familia

Dorcas Copque Estados Unidos

Brasileira, professora e secretaria de missões.

Ação ou efeito de expulsar prematuramente do útero o produto da concepção - embrião ou feto. É a interrupção dolosa e anormal de uma vida que está em fase de desenvolvimento. Existem dois tipos de aborto: o natural (miscarriage) e o induzido (abortion). O aborto natural sucede com mulheres que tem dificuldades biológicas em reter o feto no seu útero, e o expelem do seu corpo, contrário à sua vontade. O aborto induzido é aquele que é realizado com o concentimento prévio da mãe, geralmente efetuado por um médico e com ajuda de aparelhos e métodos para matar, aspirar e expelir a vida que está no ventre da progenitora. O aborto induzido, apesar de aceito em muitos países como um procedimento legal, é no entanto, contrário a lei de Deus. As leis do Antigo Oriente (babilônicas e assírias) castigavam o individuo que maltratasse a uma mulher grávida, tendo diferentes tipos de penas, de acordo com a consequência do dano sofrido pela gestante. O Código de Hamurabi (dos babilônicos) castigava o aborto com uma sanção econômica de acordo com o grau social da mulher. Nas leis assírias quem causasse o aborto, além da multa financeira, receberia 50 açoites, trabalharia 50 dias para o rei, e se a grávida morresse, a pessoa culpada receberia a pena de morte também. O povo de Israel não fugia deste parâmetro, pois a nação era consciente de que Deus era o doador da vida (1Sm 2.6), e que ela  começava no momento da concepção. Por isso, o salmista escreve: "Os teu olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia." (Sl 139.16). O Código Criminal de Israel constituia de Leis contra a religião, contra a sociedade, contra a moral, contra o individuo e contra as propriedades. Os crimes de homicidio, aborto, violação e rapto estavam baixo as leis contra o indivíduo, e havendo morte, o culpado pagaria com sua própria vida. No caso do aborto, uma mulher que fosse ferida e abortasse sem haver morte, o culpado seria multado conforme a quantia imposta pelo marido da gestante. Esta multa deveria ser paga diante dos juízes de Israel. Caso houvesse morte (da mulher ou da criança), o culpado pagaria com sua própria vida, segundo a lei: Vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé ( Ex 21.22-24).

O CRISTÃO E o PLANEJAMENTO FAMILIAR

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor, conferencista e articulista.

Texto Áureo da Lição

Examinai tudo. Retende o bem.
 (1 Ts 5.21)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: BEM AVENTURANÇA DO CRENTE, 126 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. O aborto deliberado é pecado
Porque mata-se voluntariamente:
Porque destroi-se a natureza instituida: 
 Porque vai contra a criação de Deus:
2. A anti-ética do aborto
Proliferação do "amor-livre":
Desenvolvimento de ressentimentos e culpa: 
 Tentando reparar um erro com outro erro:
3. A escolha salutar
A benção dos filhos: 
Prevenir e não remediar:
Mantendo uma vida santa: 

Texto da Lição:

Gênesis 1.27,28; 30.1,22,23 e 1Coríntios 7.5

 Gênesis 1.27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. 28 E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes
do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

 30.1 Vendo, pois, Raquel que não dava filhos a Jacó, teve Raquel inveja de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morro. 22 E lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre.
23 E ela concebeu, e teve um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha.

1 Coríntios 7.5 Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.


(ARC)