Fort Lauderdale, Flórida, 21 de Julho de 2002 Ano X  Lição Nº 29


 

Sabendo Investir!

Pr. Marcos Amazonas Portugal

Brasileiro, pastor, missionário e articulista.

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra." (Ec 11.1-2) Todos nós já ouvimos falar de investimento de riscos. Investimentos que deixam alguns assustados e com medo de se envolverem porque pode perder tudo. Contudo, nossa vida é feita de investimentos. Investimos nas pessoas, no trabalho, nos estudos. Todos os dias corremos riscos e deles não podemos fugir. O nosso texto fala justamente sobre esta atitude, fala de investimentos. Mostra que devemos ter a coragem de investir nas coisas. Olhando para este texto encontro lições preciosas. Não quero falar na questão de resultados financeiros, mas sobre a vida. Este texto mostra-nos o seguinte: Na vida precisamos fazer investimentos. Não podemos ficar parados, com medo da vida. Não podemos ficar trancados dentro de casa com medo das pessoas. Precisamos viver, por isso, é preciso investir em relacionamentos saudáveis. Temos que investir em nós próprios e nos outros. Há pessoas que não vivem, apenas sobrevivem porque estão com medo de se envolver com outras pessoas. Estão isoladas para si mesmas. Na vida devemos desejar bons resultados dos nossos investimentos. Ninguém investe sem esperar um bom resultado. Ninguém gosta de ver um grande esforço se transformar em fracasso. Por isso, nosso investimento deve ser bem estruturado. Devemos esperar que ele dê bom resultado. É necessário trabalhar para que ele se transforme em algo extremamente gratificante. Na vida devemos investir mesmo sabendo que podemos ser atingidos pela tragédia. Alguém já disse que viver é um risco e eu concordo plenamente. O versículo dois diz que não sabemos qual o mal que virá sobre a terra. Por isso o investimento deve ser diversificado. Devemos investir em várias áreas, pois se houver uma tragédia, podemos contar com as outras áreas. Na vida devemos investir em várias pessoas, dedicar tempo, ensino e experiência, porque se tivermos uma decepção com alguma delas, podemos sempre contar com outras. Não tenha medo de dedicar-se a obra de Deus ou aos trabalhadores da obra. Dê o seu melhor, espere que no certo o bom resultado do seu investimento aparecerá. Não tenha medo das calamidades. Seja corajoso e faça os seus investimentos com a sábia liderança do Senhor.

Guerra

Pb. Paulo Renato Alves Estados Unidos

Brasileiro, presbítero, professor e diretor dos jovens.

As circunstâncias em que vivia o povo hebreu, levaram-no a frequentes guerras, e pelas narrativas do Antigo Testamento se podem conhecer as condições sob as quais se pelejava nesses tempos. As guerras na Bíblia Sagrada estavam relacionadas com a defesa e promoção da justiça e retidão. Quando Israel guerreava liderada pelo Senhor, estas guerras eram consideradas santas, pois não somente vinham trazer o juízo sobre as nações pagãs e pecadoras, como estabelecer Israel na Terra Prometida e protegê-la das invasões estrangeiras. Antes das nações pagãs entrarem em batalha, elas consultavam os seus oráculos, adivinhos, necromantes e a sorte (1Sm 28.3-10). No entanto, tal atitude era abominação dentre o povo de Israel, o qual era liderado, e recebia do Senhor as estratégias de suas batalhas. Por isso Ele é chamado de "Varão de Guerra". Antes de sair à luta, Israel consultava a Deus. Se o conflito não pudesse ser evitado, o povo invocava a presença e intervenção de Deus. As guerras do Senhor eram procedidas de ofertas de sacrifício, de preparação espiritual e toque de buzina. A arca do concerto muitas vezes era levada na frente da batalha, simbolizando a presença de Deus no meio do seu povo.  Quando o inimigo fazia uma incursão repentina, ou quando a guerra principiava inesperadamente, uma alarma era dado ao povo por mensageiros a toda parte, ou pelos atalaias nas torres da cidade. As trombetas de guerra eram soadas, e os estandartes tremulavam nos lugares mais altos. A notícia era clamada sobre os montanhas, formando eco de cume para cume (Jz 3.27; 1Sm 11.7,8). Muitas vezes Israel se via incurralado pelo inimigo, porém Deus sempre veio ao seu encontro e trouxe livramento de forma milagrosa, usando a natureza, seres angelicais ou mesmo o próprio povo de Deus (Js 10.11; 24.7). Era costume para começar a guerra, dar um grito ou fazer um alarido. Uma vez vitoriosos, o povo cantava e dançava em comemoração (Ex 15.1; 1Sm 18.6,7). Após terminada a guerra, monumentos eram levantados em memória do triunfo obtido (1Sm 7.12). Os soldados hebreus iniciavam sua carreira aos 20 anos de idade e poderiam lutar até os seus 50 anos. Alguns poderiam ser isentos da guerra se: 1º houvesse edificado um casa e não tivesse consagrada-a ao Senhor; 2º houvesse plantado uma vinha e não tivesse colhido o seu fruto; 3º estivesse no período de primeiro ano de casamento; 4º fossem covardes ou medrosos; 5º fosse levita.

O CRISTÃO E A GUERRA

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, professora e diretora de evangelismo.

Texto Áureo da Lição

Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por ele.
 (Romanos 13.1)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: OS GUERREIROS SE PREPARAM, 212 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. Deus e sua vontade soberana
Vida física para o homem - corpo: Ex 20.13; Jo 11.43,44; Lc 8.54,55
Vida abundante para o homem - alma: Mt 11.28-30; Jo 10.10; Mc 5.15,20
Vida eterna para o homem - espírito: 1Tm 2.4-6; Jo 5.24; Rm 6.23
2. Deus e a autoridade humana
Instituida por Ele: Rm 13.1,3; Jo 19.11; 2Sm 7.12,13
Mantida por Ele: 1Sm 16.1; Dn 4.25; Js 1.5
Presta contas à Ele: Dn 5.27,30; Hb 13.17; 1Sm 13.14
3. Deus e sua justiça
Propõe guerra a favor de seu povo: Et 7.10; 9.1,5; 2Cr 20.29 ; Sl 55.19-23
Propõe guerra à injustiça: Is 10.1-4; 2Pe 2.12-15; Rm 1.18
Propõe guerra ao pecado e maldade: Gn 4.11,23,24; 18.20; Nm 16.32;

Texto da Lição:

Êxodo 15.3; Números 31.3; Romanos 13.1-5

 Êxodo 15.3 O SENHOR é varão de guerra; SENHOR é o seu nome.

Números 31.3 Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armem-se alguns de vós para a guerra e saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do SENHOR nos midianitas.

Romanos 13.1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.
2 Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
3 Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela.
4 Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal.
5 Portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.


(ARC)