Fort Lauderdale, Flórida, 14 de Julho de 2002 Ano X  Lição Nº 28


 

O Lavrador!

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor, conferencista e articulista.

Eu sou a videira verdadeira e meu pai é o  lavrador… vós sois as varas.  O discurso de Jesus registrado no capítulo quinze do Evangelho de João trás à luz o mais profundo relacionamento entre o Pai, Ele e nós, numa hierarquia muito natural e divina! Enquanto nós dependemos totalmente de Cristo, este depende do Pai para que a obra em nós iniciada seja fecunda até o fim. Simplesmente maravilhoso – “Cristo em vós, esperança da glória.” (Cl 1.17).  Todo esse projeto é divino: a videira veio à vida pelo beneplácito do Pai; frutificou pelo seu eterno poder; se mantém pela sua divina sabedoria. “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto.”  Depois de trinta e três anos, o machado do Lavrador cortou o tronco pela raiz, desta tenra vinha para ser plantada noutro lugar. Suas raízes, tronco e galhos foram transplantados para um melhor e fértil terreno celestial. O oráculo do filho amado de Jacó espelhou o que haveria de acontecer com ela: “José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.” (Gn 49.22). Plantada junto aos ribeiros de água da vida, em regiões celestiais, estendeu seus galhos por toda a longínqua terra, espalhando seus frutos às mãos cheias, numa rica e próspera colheita – “Bendito o Deus e pai (o lavrador) de nosso Senhor Jesus Cristo (o tronco), o qual nos abençoou (os galhos) com todas as bênçãos (os frutos) em lugares celestiais em Cristo.” (Ef 1.3). O Pai é o lavrador, o proprietário, o responsável pelo desenvolvimento da Vinha no todo! A clássica afirmação do texto por si já confere isto: “toda a vara (galho) em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” (João 15.2). Este é o sublime mistério de estar em Cristo: se frutificamos, sofremos o corte do podador, através das muitas provações e renúncias diárias a nós impostas com amor; se não frutificamos, vivemos uma vida de mil maravilhas neste mundo, apenas com um profundo sentimento de alienação do corpo, por estarmos cortados! Querida família Betânia, que o Lavrador a todos nos guarde, e se pequenos ou grande frutos estamos dando para ele, que estejamos dispostos à pagar o preço, dando mais, e com abundância! Pois, “os que estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus”!

Dez Mandamentos

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, missionária, professora e secretária da Igreja.

Os dez mandamentos, ou Decálogo, foram revelados por Deus, por meio de Moisés ao povo de Israel. Os Dez Mandamentos, descritos no capítulo 20 de Êxodo, foram originalmente proferidos pela própria voz de Deus no Monte Sinai, três meses após a partida de Israel do Egito, a fim de serem ouvidos por todo o povo. Após a pronunciação oral do Decálogo, foi também por duas vezes escrito pelo dedo de Deus em tábuas de pedra. As primeiras tábuas foram quebradas por Moisés em sua indignação, quando ao descer do monte, contemplou o pecado do povo adorando um bezerro de ouro (Ex 32.19). As segundas, foram colocadas dentro da arca do concerto para memória dos filhos de Israel (Ex 40.20). O Decálogo além de ser um sumário compreensivo da lei de Deus, é o preâmbulo de centenas de outras leis dadas por Jeová a Israel. A histórica ocasião da entrega original dessa revelação foi o estabelecimento da aliança teocrática entre Deus e o seu povo. Os Dez Mandamentos podem ser claramente divididos em dois grupos: Os primeiros cinco mandamentos dizem respeito ao deveres do homem para com Deus. Os outros cinco dizem respeito aos deveres do homem para com o seu próximo. As leis de Deus contidas no Pentateuco podem ser classificadas como: 1º Juizos - Regra ou lei estabelecida por uma autoridade (Ex 21). 2º Estatutos - Regra permanente de conduta. (Alguns desses estatutos tratam sobre instituições religiosas, festas ou ofertas, Dt 16). 3º Mandamentos - Uma ordem, decreto, ou uma norma. Todas as normas cerimoniais, morais e cívicas da Lei, apesar do seu caráter local e transitório, não cabendo à igreja observá-las na realidade cultural contemporânea, foram embasadas nos principios de caráter explicitamente moral e espiritual que aparecem na mesma lei, cuja universalidade está clara nas Escrituras. Os Dez Mandamentos integram-se às Leis do reino de Cristo, e não foram apenas dados ao povo judeu, mas podem ser aplicados a todos os povos, de todas as épocas. Os antigos cumpriam os mandamentos em Israel de modo formal e frio. Contudo, Jesus deu um sentido muito mais elevado a estes mandamentos. Em sua doutrina, ele deu-lhes um caráter notadamente espiritual e abrangente, valorizando mais o interior do homem, sem desmerecer seu exterior.

A ÉTICA CRISTÃ E OS DEZ MANDAMENTOS

Dc. João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, professor e diretor de música.

Texto Áureo da Lição

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja
cumprido.
 (Mateus 5.17-21)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: HÁ UM CAMINHO SANTO, 97 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. A Divisão Ética dos Dez Mandamentos
Divisão Cerimonial: Ex 20.1-7,22-26; Lv 26.13-18 
Divisão Memorial: Ex 20.8-11; Gn 2.2,3; Ex 31.12-17; Dt 5.15
Divisão Moral: Ex 20.12-17; 15.26; Dt 4.4-6; 28.1-68
2. A Ética Cristã e os Dez Mandamentos
Em sua liturgia: Jo 4.23,24; Rm 12.1,2; Cl 3.16,17
Em seu memorial: 1Co 11.23-28; Mt 26.26-30
Em sua conduta: Ec 12.13; Mc 12.28-32; Rm 13.8-10; 12.9-21
3. Controvérsia da Ética Religiosa
Infrutuosidade das obras: Mt 5.20; 6.2,5; 23.15; Gl 5.19-21; Ef 5.11-14 
Isolamento do homen da verdade: Mt 23.13; Jo 3.1-12; 8.32-36
Falta de temor e insubmissão: Rm 1.18; 3.9,13-18; 10.1-10; Pv 9.10; Ec 12.13,14

Texto da Lição:

Mateus 5.17-21

 Mateus 5.17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja
cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.


(ARC)