Fort Lauderdale, Flórida, 26 de Maio de 2002 Ano X  Lição Nº 21


 

Marcando Presença

Marcos Amazonas dos Santos Portugal

Brasileiro, pastor, professor e articulista.

“Respondeu-lhe ele: Sou eu. Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.” (1 Reis 18:8). Para as pessoas que gostam de ler biografias, a vida de Bill Wallace vai ser um livro fabuloso. Faz-nos chorar e ver que a mensagem pode ser feita através da medicina. Nossas atitudes falam mais do que as muitas palavras. Bill foi como médico missionário para China. Ali serviu a Jesus até ser assassinado. Ele esteve presente na China e viveu como um chinês. Sobre o seu túmulo foi erguido um monumento. Ergueram um terraço de cimento sobre a sepultura e um outro nível inferior. Desse terraço mais baixo para a sepultura havia uns degraus. Sobre ela edificaram uma coluna apontando para o céu. Nessa coluna, gravaram com um simples texto da Escritura a sua avaliação da vida do Dr. William L. Wallace: Para Mim o Viver é Cristo! Este homem esteve presente nos bons e maus momentos na China. Tornou-se um chinês e morreu na China por amor aos chineses. O nosso texto fala justamente dessa atitude. É um texto simples que se não atentarmos passa sem ser notado. Contudo há lições profundas para nós. Principalmente nos dias actuais. Encontramos as seguintes lições com este texto. A primeira lição é que estamos inseridos na sociedade, vivendo seus dilemas e problemas. O sofrimento do povo é o meu sofrimento. A inflação atinge a todos. A tragédia e a dor também batem à minha porta. Estar inserido na sociedade é saber que não sou melhor do que ninguém e mesmo sendo servo de Deus, passarei o que eles passam. A segunda lição é que ao estarmos presentes nos familiarizamos com a dor dos outros. Quando sentimos o sofrimento, quando a tragédia nos alcança, apesar de toda a dor, nos tornamos sensíveis ao sofrimento dos outros. Estar presente num momento tão complicado como este deve nos sensibilizar e fazer com que tenhamos misericórdia dos que estão sofrendo. Estar aqui nos faz sentir as dificuldades que o país está atravessando. Nos coloca numa condição de construtores de um projecto relevante. É agora neste contexto que devemos actuar com um projecto renovador. Outra lição que aprendemos e creio ser a fundamental é que mesmo enfrento o mesmo sofrimento do povo não podemos perder a consciência de quem somos. A declaração está aqui Elias, significa dizer: Está aqui o homem de Deus. O profeta do Deus Altíssimo. Não podemos perder a visão de quem somos e quem servimos. Não podemos permitir que as dificuldades nos sufoquem ao ponto de esquecermos esse aspecto fundamental de sabermos que somos e o que representa isto. Em último lugar, essa declaração significa dizer que estamos no meio do povo com um palavra de Deus. A palavra de Deus é sempre uma mensagem de esperança e salvação. Sendo assim, mesmo em meio ao nosso sofrimento. Mesmo diante das nossas dificuldades não podemos deixar de apresentar uma mensagem de esperança aos que estão atravessando sofrimento talvez pior do que o nosso. Bill Wallace não fugiu. Esteve presente na China. Que possamos está aqui, presentes neste momento complicado da história, com uma mensagem transformadora.

Conhecimento

Domingos Tito Sacatato Estados Unidos

Angolano, evangelista, e professor.

O vocábulo no sentido secular quer dizer ato ou efeito de conhecer, de ter uma idéia, de estar informado, de estar a par de um acontecimento ou fato. A tradução bíblica do hebraico e grego cobre uma variedade de siginificados como: entendimento intelectual, experiência pessoal, emoção e relacionamento. A palavra conhecimento também é descrita na Bíblia como ciência, e pode ser atribuída a Deus ou aos homens. O conhecimento de Deus é onisciente - ele conhece todas as coisas (Jó 21.22; Sl 139.1-18). O seu entendimento é imensurável - ele conhece os pensamentos e os segredos do coração do homem (Sl 147.5; 44.21; 94.11). A ciência de Deus é eterna - ele conhece o passado (Gn 30.22); o presente (Jó 31.4) e o futuro (Zc 13.1; Lc 1.33), pois ele, de eternidade a eternidade é Deus. A Bíblia também faz menção sobre o conhecimento humano. No Antigo Testamento, os israelitas conheciam a Deus pelos seus feitos para com seu povo (Ex 9.29; Dt 4.32-39). No Novo Testamento, Deus é revelado ao homem através do conhecimento de Jesus Cristo, o que o leva a obedecer as Escrituras (Jo 8.19; Cl 2.2-3). Paulo relaciona o conhecimento à fé, entretanto o amor é superior a ciência (1Co 13). O conhecimento dá diretiva, convicção e segurança (2Co 4.14). Sem conhecimento o homem, um povo, uma nação pode vir a ser destruída (Os 4.6). O conhecimento ou ciência, é um dom espiritual concedido pelo Espírito Santo, que pode crescer, aumentar, preencher e abundar (1Co 12.8; Fp 1.9; Cl 1.9-10). O dom de ciência proporciona ao crente uma visão além dos limites do mundo material, e é de suma importância para aqueles que ensinam e administram na casa de Deus (1Co 14.6). A Igreja como corpo místico de Cristo na terra, é levada a compartilhar ao mundo que jaz em trevas e ignorância espiritual, o conhecimento da salvação. “Deus não tem em conta os tempos da ignorância do homem, mas quer que a Igreja anuncie a todos os homens, e em todo o lugar, para que estes se arrependam" (At 17.30). Para tal, é necessário que o crente cresça na graça e no conhecimento de Jesus, e tenha desejo e constância para assim o fazer (2Pe 3.18; Dn 7.19, Os 6.3).

CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR

Adriana DaCosta Estados Unidos

Canadense, professora e membro da diretoria.

Texto Áureo da Lição

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (2Pe 3.18)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: QUE MUDANÇA, 111 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. Deus quer que conheçamos
O seu caminho: Jo 14.4-6; Sl 139.2,24; 119.33; Mt 7.14.
O seu poder: Mt 10.4-5; Mc 16.17-18; At 1.8; 3.6.
A sua misericórdia: Os 6.6; Sl 33.18-22; 136; Lc 1.50; 10.36-37.
2. Como conhecer a Deus
Através da palavra: Js 1.8; Sl 1.2-3; Tg 1.22.
Através da oração:  Dn 6.10; Fp 4.6; 1Sm 23.10; Sl 34.4; 105.4; Is 55.6.
Através da comunhão: At 2.42; 1Jo 1.3,6; Sl 133.1.
3. O resultado de conhecer a Deus
Reconhecemos a sua voz: 1Sm 3.10; Jo 10.3,16; Gn 22.11.
Sentimos o seu amor: Rm 8.39; Jo 3.16; Rm 5.5,8
Experimentamos a sua salvação: At 8.37-38; 4.12; 16.30-31; Rm 10.13.

 

Texto da Lição:

 

Oséias 6.1-6

 Oséias 6.1 Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.
2 Depois de dois dias, nos dará a vida; ao terceiro dia, nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
3 Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
4 Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa beneficência é como a nuvem da manhã e como o orvalho da
madrugada, que cedo passa.
5 Por isso, os abati pelos profetas; pela palavra da minha boca, os matei; e os teus juízos sairão como a luz.
6 Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.


(ARC)