Fort Lauderdale, Flórida, 19 de Maio de 2002 Ano X  Lição Nº 20


 

O Mito da Educação

Isaltino Gomes Filho Brasil

Brasileiro, evangelista e articulista.

Um mito atual é o da educação como redentora da humanidade, como acesso à felicidade geral, ao paraíso. Há até o lema: "Educai as crianças e não será preciso punir os homens". Nestes dias desbaratou-se uma nova gangue: exploradores da pornografia infantil, via Internet. Crianças de 3 anos sendo violentadas. A asquerosa quadrilha se compunha de um economista, uma médica, um funcionário público federal e meia dúzia de jovens dos melhores colégios e universidades do Rio de Janeiro. Todos de boa posição social e econômica. Não eram analfabetos nem favelados. Educação para todos é excelente. Nenhuma criança deve ser privada de escola e todo jovem deve ter direito à universidade. Melhor situação econômica para todos é uma extrema necessidade. Mas não nos iludamos: o problema básico do ser humano não é pobreza ou ignorância. Himmler, assessor de Hitler era doutor em Filosofia. Os fétidos experimentos nazistas em mulheres grávidas foram feitos por médicos. As câmaras de gás foram construídas por engenheiros. Se pobreza e falta de informação fossem responsáveis pelos males do mundo, doutos e ricos seriam santíssimos. Os piores homens do Brasil não são os mulatos e pardos sem instrução. O problema básico do ser humano, mesmo desagradando aos humanistas, é o pecado. "Eis que eu nasci em iniqüidade e em pecado me concebeu minha mãe" (Sl 51:5). O Adão caído gerou um filho "à sua semelhança, conforme a sua imagem" (Gn 4.4). Caído! Assim somos todos nós. Educação, justiça social, distribuição de renda e saúde são bandeiras válidas e necessárias. Mas a maior necessidade do homem de hoje é a mesma de sempre: arrependimento do pecado e mudança de vida. O novo mundo não virá pela educação ou justiça social,  mas pela conversão: "Se alguém está em Cristo, nova criação é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (2 Co 5.17). Uma nova ordem mundial é possível pela mudança de vidas que venha de dentro, e não de circunstâncias externas e humanas. Esta é a maior necessidade humana: mudança em Cristo!

Veredicto

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, professora e diretora de Evangelismo.

 

Há dois vocábulos no latim ligados à sua etimologia: ‘vere’, com verdade, e ‘dictus’, dito; ou seja, Veredicto é um dito com verdade,  não se tratando porém de um dito qualquer, pois o tal envolve autoridade, responsabilidade, veracidade e seriedade. Na vida social cotidiana usa-se este termo principalmente no meio judicial. O veredicto, neste caso, trata-se da decisão final de um caso judicial, geralmente julgado por um grupo de pessoas idôneas (júri) e promulgado pelo juíz. O veredito pode então ser de condenação ou absolvição. O povo de Deus em sua história tem cruzado as dispensações  da inocência, consciência, governo humano, patriarcal, lei e a atual graça. Em todas elas o povo foi provado e julgado. Cada uma destas dispensações terminou com um veredicto de Deus. A parte disto, Deus sempre julgou os indivíduos e as tribos de Israel como o mencionado em Oséias 5.5. Pelas Sagradas Escrituras sabe-se que a Jesus foi dado o poder de julgar seu povo no final dos tempos (Tribunal de Cristo). E Deus Pai haverá de também dar seu veredico final para todos os ímpios, no Trono Branco“... e foram julgados cada um segundo as suas obras... E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Ap 20.13,15).

O VEREDICTO DE JEOVÁ

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, professor e diretor de Música.

Texto Áureo da Lição

Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. (Ec 12.14)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: JESUS, MEU ETERNO REDENTOR, 139 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. O significado do Veredicto
Uma verdade - vere: Nm 23.19; Dn 4:37; Jo 14:6; Tt 1.2.
Um dito - dictus: Ex 3.14,17; 1 Sm 2.30; Mt 7:28,29; Lc 5:5.
Uma sentença: Sl 46:6; Is 14:27; Ec 12.14.
2. A moral do Veredicto
Uma atitude benigna: Mt 25:34; Rm 11.22; Ap 2:12,13.
Uma ato verdadeiro:  Dt 32.4; Sl 117:2; Ap 16.7; 19.2.
Uma ação justa: Mt 25:41; Jo 3.17-21; Rm 11.22.
3. A ação do Veredicto
Sobre a Igreja: 1 Co 3:9-15; 2 Co 5:10; Ap 22:12.
Sobre Israel: Zc 14:1-9; Os 5:1-7; Rm 9:27,28.
Sobre o mundo: Sl 9.17; I Co 6.9,10; Gl 5.19-21; Ap 20.11-15; Jd 14,15.
Sobre os anjos decaídos: 1 Co 5:23-25; Jd 6; 2 Pe 2.4; Ap 20.10.

 

Texto da Lição:

 

Oséias 5.1-7

 Oséias 5.1 Ouvi isto, ó sacerdotes, e escutai, ó casa de Israel, e escutai, ó casa do rei, porque a vós pertence este juízo, visto que fostes
um laço para Mispa e rede estendida sobre o Tabor.
2 Os transviados têm descido até ao profundo, na matança; mas eu serei a correção de todos eles.
3 Eu conheço Efraim, e Israel não se esconde de mim; porque, agora, te tens prostituído, ó Efraim, e se contaminou Israel. 4 Não querem ordenar as suas ações, a fim de voltarem para o seu Deus; porque o espírito da prostituição está no meio deles, e não conhecem o SENHOR. 5 Asoberba de Israel testificará, pois, no seu rosto; e Israel e Efraim cairão pela sua injustiça, e Judá cairá juntamente com eles. 6 Eles irão com as suas ovelhas e com as suas vacas, para buscarem o SENHOR, mas não o acharão: ele se retirou deles.
7 Aleivosamente se houveram contra o SENHOR, porque geraram filhos estranhos; agora, a lua nova os consumirá com as suas porções.


(ARC)