Fort Lauderdale, Flórida, 05 de Maio de 2002 Ano X  Lição Nº 18


 

Correndo Atrás do Vento!

Pr. Dilson Bezerra Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor e articulista.

"Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento." (Eclesiastes 1:14). O livro de Eclesiastes começa revelando a conclusão da busca incansável de Salomão pelas coisas desta vida. O conselho do sábio, parece querer nos alertar de que não precisamos perder o nosso tempo, se encantando com as coisas que existem debaixo do sol. Salomão levou tempo, não só observando a natureza, mas as obras das pessoas em busca dessa grandeza tão desejada. Nós, como seres humanos, sentimos uma sede de aplausos. Nós não deveríamos viver a vida buscando a aprovação da sociedade, mas buscando a aprovação de Deus. O sábio depois de olhar para todas as obras humanas debaixo do sol, chegou a conclusão que tudo que o homem faz é vaidade. Tudo que fazemos, parece ser motivado por uma intenção, que sempre termina beneficiando a nós mesmos. Nossa vida deveria ser vivida para ter a aprovação de Deus, e não de homens. Se o que fazemos não glorifica a Deus, é vaidade, é correr atrás do vento. Essa definição de correr atrás do vento é muito própria, porque nós sempre estamos correndo por algo que não temos. E é por isso que nunca estamos satisfeitos. E eu digo isso, porque os filmes, os carros, as casas, a moda, e tudo enfim, sempre está se reciclando, sempre está mudando. As coisas daqui sempre vão sofrendo mutações. Elas perecem, se degeneram, ficam velhas, e nós saímos como loucos correndo pelas novas, as quais, cedo envelhecerão! As coisas de Deus são estáveis. Permanecem, duram para sempre. Elas são eternas, que alívio! E o sábio então questiona a natureza humana, em sua loucura de correr atrás do vento; em passar a vida buscando o que não tem, perdendo oportunidades de ouro de viver o presente com Jesus, no Reino de Deus. Nós valorizamos tanto o que não temos, que perdemos completamente a capacidade de valorizar o que possuímos, e passamos a vida toda correndo atrás do vento. Não, você não vai ser feliz buscando os seus interesses. O vazio não vai se apartar de você até que venha dizer: "Cristo vive em mim!" Lembre-se meu irmão, minha irmã, Deus vai fazer você muito maior do que você pensa e imagina. Deus, quando glorificar você, vai lhe levar para as alturas, vai lhe colocar uma roupa nova, vai lhe dar um novo nome, vai lhe dar uma coroa de glória. E ai, você vai ser grande, e muito grande. Grande, porque Jesus lhe fez grande, e grande será a tua vida por toda a eternidade! Amém!

Jeová

Sulamita Barroso Brasil

Brasileira, professora e missionária.

Jeová é o nome traduzido por Deus ou Senhor nas modernas traduções da Bíblia. Significa: “Senhor dominador” (Ex 3.14; 6.2). Aparece cerca de 6.437 vezes no original e expressa a autoridade de Deus, o qual é auto-existente. Jeová originou-se de um tetragrama do verbo ser na língua hebraica em uma forma que não tem correspondente em português (Ex 15.3; 6.3). O nome Jeová identifica Deus como sendo ontem, hoje e eternamente. O mais antigo exemplo que se conhece do emprego da palavra Jeová, é do ano 1518 a.C. O tetragrama do nome de Deus é YHWH (Yaveh), este ocorre muitas vezes nas Escrituras; e por isso outra palavra, ADONAI (Senhor), a substituiu na leitura em voz alta. Os judeus, depois do Cativeiro tinham tão grande respeito a este nome, YHWH, que somente era usada pelo sumo sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiação. As letras vogais da palavra Adonai forma dadas a YHWH, assim originou-se a palavra "Jehoweh”, isto é, Jeová. Outras designações foram acrescentadas ao nome Jeová, dando a revelação da ação divina em favor do homem: Jeová-Jiré (o Senhor proverá, Gn 22.8); Jeová-Rafa (o Senhor que te sara, Ex 15.26); Jeová-Nissi (o Senhor é minha bandeira, Ex 17.15,16); Jeová-Sama (o Senhor é presente, Ez 48.35); Jeová-Shalom (o Senhor é paz, Jz 6.24); Jeová Tsidquenu ( o Senhor é justiça, Jr 23.6); Jeová-El (o Senhor Deus, Sl 31.5).

O GRANDE AMOR DE JEOVÁ

Pr. Julio DaSilva Australia

Brasileiro, professor e missionário em Austrália.

Texto Áureo da Lição

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: O GRANDE AMOR, 35 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. O incondicional amor de Deus
Traz segurança: 1Jo 4.18; Hb 6.17-20.
Traz salvação: Tt 2.11; Sl 71.15.
Traz correção: Hb 12.6; Jó 5.17.
2. O incomensurável amor de Deus
Não mede barreiras: Ex 32.7,8; Mt 6.24; Tg 4.4.
Não mede esforços: Os 2.13; 4.12; 1Sm 8.5-8.
Não mede distâncias: Nm 11.4-6; Jn 1.3,5.
3. A constância do amor de Deus
Tudo sofre: Mt 26.38,39; Rm 8.36.
Tudo crê: Jr 31.3; Jo 1.47-50.
Tudo suporta: Hb 12.2; Rm 9.22.
 

 

Texto da Lição:

 

 

Oséias 3.1-5

 Oséias 3.1 E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de
Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem os bolos de uvas.
2 E a comprei para mim por quinze peças de prata, e um ômer de cevada, e meio ômer de cevada;
3 e lhe disse: Tu ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim quero eu ser também para ti.
4 Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, e sem príncipe, e sem sacrifício, e sem estátua, e sem éfode ou terafins.
5 Depois, tornarão os filhos de Israel e buscarão o SENHOR, seu Deus, e Davi, seu rei; e temerão o SENHOR e a sua bondade,
no fim dos dias.


(ARC)