Fort Lauderdale, Flórida, 17 de Março de 2002 Ano X  Lição Nº 11


 

Jump, Pula!

Maria Aparecida Ghigliotty Estados Unidosl

Brasileira, professora da EBD e seminarista.

Nessa semana me lembrei de uma notícia que lí num jornal local. Era à  respeito de uma  jovem mulher, na Califónia, angustiada da sua vida, sem esperança, e com muita dor no coração, por falta de um verdadeiro amor, foi-se para uma das pontes mais altas da cidade, e preparou-se para saltar à fim de dar cabo da sua própria vida. Ela, à margem da sua decisão, parece que ainda lutava contra aquele pensamento. Parada alí, no alto da ponte, olhando para baixo, perdida completamente naquela guerra entre a vida e a morte, não percebeu que ela já era o alvo dos olhares de muita gente que alí trafegavam. Como num verdadeiro espetáculo, a platéia se aglomerava. Todos aguardavam, quase que impacientes, o salto daquela mulher. Ainda alí, travando sozinha aquela guerra, o seu mundo fechado foi violentamente invadido por uma voz que ecoou pelos ares, quando gritou: Jump - salta!  Ela ficou perturbada. Outras vozes se uniram àquela e a torcida aumentou: Salta! Salta! Salta!  Nisso chegou os policiais. Depois de desfazer o aglomerado, eles fecharam a ponte para a deter, e deu-se o início de um esquema com o intuíto de impedir aquele homicídio. A platéia espiava à uma certa distancia. Apesar de todos os esforços da polícia, como num impulso, aquela mulher saltou e caiu nas profundezas daquelas águas frias e escuras. Na bíblia escrito está: "Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujos queixais são facas, para consumirem na terra os aflitos, e os necessitados entre os homens". (Pv 30:14).  Imagino a cara de realização de satanáz e daqueles homens sem coração.  Meu pensamento voou até as arenas de Roma quando os primeiros cristãos, nossos irmãos na fé, eram atirados aos leões debaixo de gritos delirantes de uma platéia que somente se  realizava  ao vê-los sendo desmembrados e devorados por aquelas feras.  No final de cada evangelho vemos o cenário do Monte Caveira, lugar este,  um justo estava morrendo lentamente, numa cruenta cruz, enquanto que os seus expectadores zombavam dele. Quanta crueldade no coração humano!  No caso dessa moça , apesar dela ter saltado nos braços da morte, ela não morreu, pois a resgataram em tempo.  Alí na arena de Roma, fisicamente, os cristãos  eram estraçalhados, mortos, mas um a um eram recebidos na glória com grande galardão. Por cada gota de seus sangues derramados brotava-se mais cristãos e a igreja de Cristo crescia! Aquele mesmo Justo que foi exposto no monte da Caveira como um espetáculo que satisfez  o inferno por  três horas. Naquela  mesma tarde Jesus desceu ao mais profundo do inferno, despojou a satanaz de toda a autoridade sobre o inferno e a morte e ao terceiro dia Ele retorna à vida. Glória a Deus! Ainda que haja uma geração  má, ainda há uma geração de bem que sabe o que é o poder do amor de Deus. ELa se chama Igreja de Cristo, a qual proclama: Cristo te ama!

Neemias

Dorcas Copque Estados Unidos

Brasileira, professora da EBD e membro da Diretoria.

 

Neemias era provavelmente da Tribo de Juda ( Ne 1.2,2.3,7.2), ele se apresenta como "o filho de Hacalias", nada se sabe de seu pai, por isso concluímos que ele tinha sido levado cativo quando Jerusalém caiu nas mãos dos Babilônicos. Neemias era copeiro da corte de Artaxerxes. Esta era uma posição de muita honra, mas nesssa posição de intimidade com o rei, ele não se esqueceu do seu povo. As noticias que recebera de Jerusalem o entristeceram muito, e buscou ao Senhor, Orando e Jejuando pelo povo, pedindo perdão a Deus pelos pecados do povo (N 1.4,5,6). Quando Neemias chegou a Jerusalém em 445 a. C., Esdra já se achava la havia 13 anos. Era sacerdote e vinha ensinando o povo a palavra de Deus. Mas Neemias era governador civil. Tinha vindo com autorizacão do rei da Persia para construir os muros da cidade. Restaurou os muros de Jerusalém a despeito da oposição dos Samaritanos e outros, e renovou o culto a Deus. Regressou a Pérsia cerca de 430 a. C., depois de breve permanencia ali, voltou a Jerusalém para continuar as suas reformas morais e espirituais entre o povo. Neemias foi um líder corajoso; lutando contra as desavenças e encorajando o povo a fazer a obra de Deus (Ne 2.18). Orava sempre com fervor (Ne 2.1-20; 6.9-14) era um homem dedicado a lei do Senhor (Ne 8.9,10).

A PROFECIA DE ENOQUE PARA OS ÚLTIMOS DIAS

João Luis Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, professor da EBD e Diretor de Música.

Texto Áureo da Lição

“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus” (Hb 11:5)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: NOIVA DE JESUS, APRONTA-TE, 250 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. Enoque,  Tipo  da  Igreja Militante
Vida com Deus: Gn 5.24; Jo 5.39; 1Tm 4.13-16; Sl 27.4,8,11; 119.97-105.
Testemunho de Deus: Hb 11.5; Ap 3.8; 1Tm 4.12; Js 1.8.
Transladado para Deus: Hb 11.5; Gn 5.24; 1Ts 4.13-18; 1Co 15.51-54,58; Cl 3.4.
2. A Vinda do Senhor em Glória
Com a Igreja glorificada - Sua Noiva: Jd 14; Ap 19:7,8,14.
Para redimir a Israel - Seu Povo: Rm 9.27; Is 10.21,22; 60:1-2.
Para julgar o mundo - homens ímpios: Ap 1.7; Jo 3.18; 1Co 6.2; Is 11:4,5.
3. O Juízo de Deus sobre os ímpios
Mediante suas obras: Jd 15,16; Rm 1.18-32; Ap 16.4-7; 2Tm 3.1-5; Ap 20.12,13.
Por suas próprias palavras: Jd 15,16; Sl 1.1,5; Ap 16.8-11.
Porque rejeitaram a única salvação: 1Tm 3.5; Jo 3.19,20; Sl 9.17.
 

 

Texto da Lição:

 

Jd 1:14,16; Gn 5:22-24

 Gênesis 5:22 E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas. 23 E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. 24 E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.
 

Judas 1:14 E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus
santos,
15 para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente
cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
16 Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.

(ARC)