O Pulpito 
 
VÓS, MARIDOS E MULHERES!
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 14 de Setembro de 2009.

TEXTO BÍBLICO: Efésios 5.22-24

INTRODUÇÃO:
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.” - O casamento é de origem divina. A pedra fundamental do casamento foi colocada por Deus, lá no jardim do Éden, desde a criação do mundo. Depois de haver criado o mundo inclusive o homem, Deus olhou no coração de Adão e sentiu que ele necessitava de alguma coisa mais (Gn 2.18). Foi assim, que decidiu criar Eva (Gn 2.21-23). Desta forma iniciou-se o casamento. (Gn 2.24, Mt 19.5, Mc10:7, Ef 531). Ambos se aceitaram imediatamente sem questionamento. Ela a esposa ideal, ele o marido perfeito. Ambos se satisfaziam um ao outro. Na escolha de Deus dá-se a união total - espiritual, emocional e física. Para que haja um perfeito entrosamento entre o casal, é necessária a presença destes três elementos. Quando o físico é o elemento predominante, com o tempo a relação pode desgastar-se visto que, desde o início, o casamento foi realizado em um nível espiritual. O amor é um sentimento espiritual. Portanto, esta deve ser a base do casamento. Um casamento sob o controle do Espírito Santo, só pode ser bem sucedido!

ESBOÇO:
1. Nunca pense em controlar o cônjuge: (Fl 4.7) – “Cristo, é o único que pode faze-lo: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”

  • Ninguém pode reter uma bola dentro d’água por muito tempo!

2. Nunca tenha receio em dizer, desculpe-me: (Dn 9.9) – “Ó SENHOR, a nós pertence a confusão do rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes e a nossos pais, porque pecamos contra ti. Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão; pois nos rebelamos contra ele”

  • Lembra do carro sem gazolina!

3. Nunca desista, se o cônjuge lhe pertence, para si voltará: (Rm 8.9) – “Ó SENHOR, a nós pertence a confusão do rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes e a nossos pais, porque pecamos contra ti. Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão; pois nos rebelamos contra ele.”

  • Ele esperou por 15 anos, ela voltou para sempre!

4. Nunca deixe a dúvida ser o seu lema – seja transparente: (1 Jo 2.21) “E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo.Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.”

  • Quando ele descobrir que o seu abraço foi interesseiro!

CONCLUSÃO:
Paixão - geralmente alicerçada numa atração sexual súbita e de luxúria. É repleta de emoções e ansiedades. É um sentimento temporário, regido pelo amor Eros. Após algum tempo se apaga. Em geral, acontece muito com adolescentes e pessoas carentes. A paixão é capaz de cegar, tornando o objeto da paixão, num ídolo sem defeito. (1 Sm. 13:15). Amor - É o mais poderoso laço emocional que existe, é um sentimento maduro, cresce vagarosamente, envolve amizade e companheirismo. Envolve também o sexo. Mas a satisfação não é encontrada apenas no prazer sexual mas no emocional. O amor sempre dá de si mesmo, desinteressadamente e isto também é uma fonte de prazer e satisfação.

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved