O Pulpito 
 
VISITANDO NOSSAS MALDADES
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 17 de Março de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Êxodo 20.5

INTRODUÇÃO:
"Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos."

  • Olhando para Abraão: casamento com Sara; companhia de Ló; mentindo a Faraó e a Abimelque; acordo com Agar. Isaque arranjo com Rebeca; a disputa dos poços de Jacó e Esaú. O que semearmos colheremos, esta é uma lei divina sem contornos!

ESBOÇO:
1. A paga pelo pecado (Rm 2.23) – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (8.13) – “porque, se viverdes segundo a carne morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis;” (Ez 18.2-4) – “Que tendes vós, vós que dizeis esta parábola acerca da terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram? Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que nunca mais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.”

2. A paga pela maldade (Gl 6.8) – “Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna;” (Rm 3.8) – “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido - Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.”

3. A paga pela bondade (Gl 6.9) – “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido;” Rm 12.21) –“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem;” (2 Ts 3.13) “E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.”

CONCLUSÃO:
A primeira lição de Oséias é esta: se você fosse servir a Deus, de hoje até o dia de sua morte, ele não o amaria mais do que o ama agora. Porque Deus não o ama por causa do que você faz. Deus o ama apesar do que você faz. Somos supremamente amados e porque temos sido tão amados, retribuímos com adoração, serviço, amor e louvor. A segunda lição talvez seja para homens e mulheres que absolutamente não conhecem a Deus e jamais colocaram sua confiança em Cristo.  A resposta do livro de Oséias é: "Deus não está perdido, você é quem está". Ele está esperando por você. Por isso nunca devemos desfalecer de fazer o bem!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved