O Pulpito 
 
VEM TU E SEGUE-ME
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 14 de Juho de 2009.

TEXTO BÍBLICO: João 21.21-22

INTRODUÇÃO:
"E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? segue-me tu!"

ESBOÇO:
1. Início da chamada - exuberância: tu sabes que te amo – Isaias: (Is 6.1-8) “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. 6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado. 8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”

2. Meio da chamada - desafio: tu sabes que te amo – Jeremias: (Jr 20.7-9) “Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. Porque desde que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do SENHOR um opróbrio e ludíbrio todo o dia. Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais.”

3. Fim da chamada – realismo: tu sabes todas as coisas – Paulo: (2 Tm 4.5-7) “Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”

CONCLUSÃO:
Todos foram chamados para ser sal da terra, luz do mundo e testemunhas (Mt 5.13; Ef 5.6-13; At 1.8)! Muitos foram chamados para serem co-operadores de Deus! Alguns foram chamados para o Ministério Diaconal ou Ministério da Palavra (At 6.3-4)! Em todas as circunstâncias e amplitudes de nossa chamada, quer seja como obreiros leigos ou credenciados, uma coisa se deve em consciíncia: nosso relacionamento individual com Deus! Nossa chamada nos compunge a viver para Ele e por Ele! Nossa chamada vislumbra-se em três aspectos distintos e interligados: inicio, meio e fim!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved