O Pulpito 
 
RETIRANDO NOSSAS MÁSCARAS
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 23 de Abril de 1997.

TEXTO BÍBLICO: Provérbios 27.19

INTRODUÇÃO:
“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.”: Traumas, educação, meio ambiente e personificação são vários fatores para o cristão responder à situações diferentes do que realmente corresponde. O que separa um gênio de um louco? A forma de ambos verem a mesma coisa! A grosso modo, costuma-se definir como sendo loucura, a ação de um ato que não faça parte da razão. Este estado de inconsciência numa ação pode ser provocado por desequilíbrio emocional; fortes influências externas ou simplesmente por questões patológicas. Dependendo das nossas químicas orgânicas poderemos ser levados a um certo estado psicológico. Enfim, nossas ações e reações, sempre terão um motivo específico, de forma intrínseca ou patológica. Somos escravos de nossas altitudes, muitas delas inconscientes. A única maneira de ficarmos livres de certos assédios e impulsos é retirar as nossas máscaras e submetê-las a Deus, que nos livrará: “Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.” (Sl 119.18).

ESBOÇO:
1. Pregamos o que não cremos, quando queremos crer no que pregamos! (Jo 21.15): “E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo.”

2. Falamos o que não queremos, quando gostariamos de silenciar! (Mt 16.23): "Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muito dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes... Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.”

3. Reagimos ao que não gostaríamos de reagir (Rm 7.24): “Acho, então, esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou!”

4. Humilhamos a quem apreciariamos de exaltar (Mt 23.14): “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso, sofrereis mais rigoroso juízo.”

CONCLUSÃO:
Estamos a viver no grande teatro da vida. Vivemos a representar e já não sabemos mais quem somos. Fingimos ser o que não somos. Jesus utilizou o termo correto para esta atitude, chamou-a de hipócrizia. A Bíblia afirma: “Examine-se o homem a si mesmo” (1 Cor 11.28). Devemos começar com uma auto-avaliação. Não gostamos de assumir nossos erros. Contudo, a pior máscara que temos é a do orgulho, que como disse Lewis: é o grande pecado. Habita em nós, no mais profundo do nosso ser. Mas, se tivermos coragem, podemos tirá-lo e ficar livres, sem máscara. “Mas todos nós, com cara descoberta, reflectindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. (1 Cor 3.18). Eu quero viver sem máscaras!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved