O Pulpito 
 
RICOS, NÃO OS INVEJE!
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 15 de Abril de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Mateus 19.16-24

INTRODUÇÃO:
Existem três classes sociais em nosso mundo moderno: classe pobre, média e rica. A classe média é aquela que serve ao rico, e a pobre aquela que é explorada pela média em favor do rico. A classe média é aquela que poder ter uma casa quitada, alimentação estocada para sua família por um período de três meses, e dois carros novos pagos e um velho para o serviço de emergência. Quem possue além disso começa ser rico; quem tem menos do que isso ainda é pobre! Nesse estágio de vida, deve-se aplicar à essa sociedade pobre as virtudes da justiça social individual, e a todo o custo, evitar a ajustiça idiológica coletiva! Bem se dizia: quem dá aos pobres empresta a Deus! Portanto, existem sete razões bíblicas por que é tão difícil um rico herdar a vida eterna:

ESBOÇO:
1. Porque eles oprimem os pobres: (Tg 2.6-7) - “Mas vós desonrastes o pobre. Porventura, não vos oprimem os ricos e não vos arrastam aos tribunais? Porventura, não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?”

2. Eles confiam mais nas riquezas do que em Deus: (1 Tm 6.17) - “Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.”

3. Seu orgulho obstinado sobre o sucesso material: (Sl 52.1-3) - “Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus permanece continuamente. A tua língua intenta o mal, como uma navalha afiada, traçando enganos. Tu amas mais o mal do que o bem; e mais a mentira do que o falar conforme a retidão.”

4. Seus prazeres iníquos à vista dos pobres: (Am 6.3-6) - “Vós que dilatais o dia mau e vos chegais ao lugar de violência; que dormis em camas de marfim, e vos estendeis sobre os vossos leitos, e comeis os cordeiros do rebanho e os bezerros do meio da manada; que cantais ao som do alaúde e inventais para vós instrumentos músicos, como Davi; que bebeis vinho em taças e vos ungis com o mais excelente óleo.”

5. Sua ambição por mais riquezas: (Mt 12.13-15) - “E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”

6. Sua predisposição de não ajudar ao próximo sem interesses: (Mc 10.21-22) - “E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.”

7. Seu endurecimento em obedecer a Deus: (Pv 23.3-4) - “Não cobices as suas iguarias porque são comidas enganosas. Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria.”

CONCLUSÃO:
Afirmam os pregadores da Confissão Positiva que a prosperidade financeira é uma prova de fidelidade do crente à Deus. Dizem, por exemplo, que o ministério de Jesus era muito rico, por isso é que tinha um tesoureiro. Dizem, ainda, que a pobreza é o ápice da maldição do homem. É claro que devemos evitar quaisquer extremos: a Doutrina da Prosperidade e a Doutrina da Comiseração. A prosperidade bíblica é verdadeira, e para Deus, ser próspero significa ter todas as necessidades supridas (Salmo 1.3; Filipenses 4.19), e não ser, especificamente, abastado. Não devemos, porém, no sentido de atacar a doutrina da prosperidade, pregar a mizerabilidade — artéria veicular e histórica da indulgência católica romana centro-americana, pregadora da Teologia da Libertação - Liberation Theology, e plataforma política dos progressistas americanos, na deificação da Teologia da Libertação Negra - Black Liberation Theology, onde aparece, em todas as facetas,  o colono Branco colonizando o Negro. Afirmando ainda eles que, Jesus veio unicamente para os pobres: “os cegos vêm, os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o Evangelho” (Mateus 11:5).

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved