O Pulpito 
 
PROPOSIÇÕES DO SALMO 23
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 09 de Outubro de 2011.

TEXTO BÍBLICO: Salmo 23.1-6

INTRODUÇÃO:
A aceitação da proposição de uma ou mais cláusula contratual, equivale a mesma coisa a dizer: o pricípio da Causa e do Efeito! A teoria do Big Bang, por exemplo, confere erroneamente aos estudantes, que o universo foi o resultado de uma reação em cadeia isolada, sem a intervenção de um ser superior e inteligente. Os defensores dessa teoria falham irracionalmente, pois não existe, nem na metafísica, nem na ciência  exata, nem mesmo ainda na teologia, efeito sem causa! Isso é ciência primária dos iníciantes do Liceu! A causa superior, foi Deus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (Jo 1.1-3). Os três Salmos de Davi, 22, 23 e 24 forma uma maravilhosa trilogia profética Messiânica. Neles são propostas as três Causas e os três Feitos do trabalho redentivo de Cristo: no Salmo 23 — ele vence o pecado e morte; no Salmo 23 — ele, descendendo ao Hades, vence a Satanás, tirando dele as chaves da morte e do inferno definivamente; e no Salmo 24 — na sua assenção aos céus, ele conquista os domínios globalizados sobre os céus e a terra: "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mt 28.18). Entretanto, particularmente no Salmos 23, quando ele aparece como o Pastor e Bispo das almas dos crentes, ele confere quatro propostas que, se aceitas, trarão, posteriormente, cinco bênçãos para a vida do Cristão:

ESBOÇO:
1. Ele propõe ser o nosso PASTOR e BISPO: (1 Pe 2.25) — “Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.”

2. Ele propõe ser o nosso ALIMENTO ESPIRITUAL: (Jo 6.51) — “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.”

3. Ele propõe ser o nosso REFRIGERIO INTERIOR: (Jo 4.13-14) — “Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”

4. Ele propõe a DIRECAO SEGURA para o nosso caminhar: (Jo 14.4-6) — “Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

CONCLUSÃO:
Pela aceitação do contrato proposto pelo Pastor - a Causa, os direitos advindos desta obediência, são de imprescindível valor - o Efeito: uma mesa farta preparada; uma unção indispensável derramada; a bondade e misericórdia do Onipotente sempre à nossa custódia, nas horas mais agruras desta vida; e, por fim, uma habitação segura eterna nos céus — "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (Jo 14.1-3).

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved