O Pulpito 
 
QUEM SÃO OS POBRES
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 26 de Setembro de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Gálatas 2.10

INTRODUÇÃO:
Existem três classes sociais em nosso mundo moderno: classe pobre, média e rica. A classe média é aquela que serve ao rico, e a pobre aquela que é explorada pela média em favor do rico. A classe média é aquela que poder ter uma casa quitada, alimentação estocada para sua família por um período de três meses, e dois carros novos pagos e um velho para o serviço de emergência. Quem possue além disso começa ser rico; quem tem menos do que isso ainda é pobre! Nesse estágio de vida, deve-se aplicar à essa sociedade pobre as virtudes da justiça social individual, e a todo o custo, evitar a ajustiça idiológica coletiva! Bem se dizia: quem dá aos pobres empresta a Deus!

ESBOÇO:
1. DOIS TIPOS DE POBRESAS

  • Pobresa Material: (Dt 15.11) – “Pois nunca cessará o pobre do meio da terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado e para o teu pobre na tua terra.”

  • Pobresa Espiritual: (Mt 5.3) – “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;”

2. DUAS CLASSES DE POBRES

  • Os que nasceram pobres: (Rm 3.23) – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Lv 19.10) Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro.”

  • Os que se tornaram pobres: (Job 5.16) – “Assim, há esperança para o pobre; e a iniqüidade tapa a sua própria boca;” (Lc 10.30) “E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.”

3. DUAS BANCADAS DE POBRES

  • Sabem que são pobres: (Ap 3.17) – “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”.

  • Sabem que podem deixar de ser pobres: (Lc 15.17) – “E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome.”

  • Sabem que há um que os pode retirar da pobreza: (2 Co 8.9) “porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis;” 2 Co 6.10) – “como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo e possuindo tudo.”

CONCLUSÃO:
A maior pobreza do ser humano é o seu estado de espírito. Um rico frustrado é um rico pobre. Um pobre altruísta é um pobre rico! Não é iníquo ou vergonhoso ser pobre, iniquüidade é não fazer nada para sair do estado da pobreza! Pois, “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o päo.” (Sl 37.25).

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved