O Pulpito 
 
POVO DE DEUS
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 21 de Agosto de 2011.

TEXTO BÍBLICO: 1 Pedro 2.9-10

INTRODUÇÃO:
Até a revelação do grande mistério de Deus, a Igreja, o povo de Deus no mundo era Israel. A Palavra de Deus, a voz de Deus pelos profetas o agir de Deus através da história diferenciava claramente entre Israel, seu povo, e o mundo. Deus pela lei ditou para Israel sua conduta e sua cultura, suas cerimônia e seus deveres. Toda a lei os diferenciava das demais nações, do mundo, e para aqueles que dentre o povo de Deus não quisesse viver segundo os dítames da lei, deveriam ser extirpados de entre a congregação de Israel. Jesus, que condenou Israel por sua incredulidade, os cegou como nação, e abriu caminho para todos os indivíduos, quer israelitas ou gentios, que experimentando o novo nascimento, formassem um novo corpo, do qual ele, Jesus, é a cabeça – a Igreja. A Igreja passa a ser neste contexto o povo de Deus na terra. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosaluz; Vós, que em outro tempo não éreis povo [Laos], mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” Povo deve ser visto na multifaceta de sua existência geográfica e histórica:

  • Demos — povo em assembléia política;

  • Ochlos — povo como massa, aglomeração;

  • Ethinos — povo como tradição, cultura;

  • Laos — povo de Deus, o povo que tem relação com Deus.

ESBOÇO:
1. Somos a Geração Eleita: (Sl 100.1-3) – “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.”

  • Três meninos de rua do Harlem, em frente à vitrine da Macy’s, diziam uns para os outros: "escolho aquele, escolho a bola, escolho a boneca...!"

2. Somos Sacerdócio Real: (Hb 10.19-20) – “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,”

  • como Israel falhou, Deus estabeleceu a igreja como Sacerdócio!

3. Somos uma Nação Santa: (Cl 1.26-27) – “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;”

  • Nem Israel nem a igreja foram santos em si mesmos, mas em Cristo, somos!

4. Somos um Povo Adquirido: (1 Pe 1.19) – “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,”

  • Fomos comprados no sentido real, e o Pai nos deu a Cristo!

CONCLUSÃO:
E agora as Escrituras fazem clara separação entre a o Povo de Deus e o mundo, como a luz das trevas, como a Igreja do Estado laico. A igreja é uma carta a ser lida por quem queira. Qual foi sempre a missão do povo de Deus em ambos Antigo, ou Novo Testamento? Demonstrar que Deus quer salvar o homem, ensinar-lhes o caminho do arrependimento dos pecados, da fé em Jesus, de um novo nascimento, de uma vida eterna e consequente, morte para o mundo. Jesus nunca aceitou a injustiça, no entanto nunca foi um líder sindicalista contra a injustiça. Mas a igreja em geral, à semelhança de Israel, deixou a comunhão com Deus, deixou uma vida de obediência e de humildade, esfriou-se no espírito, e agora não mas aceita ser transtornadora da sociedade, à semelhança de seu Mestre. A luz não pode transformar as trevas, se ela chega, as trevas se vão. Amada Igreja do Senhor Jesus, sejamos luz, luz que incomoda por apontar o pecado do homem, mas luz que mostra o caminho de Deus.

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved