O Pulpito 
 
PRIMEIROS DE HEBREUS
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 8 de Abril de 2008.

TEXTO BÍBLICO: Hebreus 9.27-30

INTRODUÇÃO:
“Então, Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna. Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.” Tendo pouca força, guardaste a milha Palavra! Na cultura humana os primeiros são, e serão sempre os primeiros ou os melhores. Na Divina, entretanto, geralmente são os humildes, os pobres, os párias e os últimos arrependidos que estarão sempre no seu pódio!

ESBOÇO:
1. Primeiro Adão - Segundo Adão: (Rm 5.12) - "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram." (1 Co 15.22) - "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." (1 Co 15.45) - "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante."

2. Primeiro Sacerdócio – Segundo Sacerdócio: (Hb 5.1) - "Porque todo sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados, e possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados, pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza." (Hb 10.12) - "mas este havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus."

3. Primeiro Tabernáculo - Segundo Tabernáculo: (Hb 9.11,23) - "Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação," (Hb 8.1-2) - "Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade, ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem."

4. Primeiro Repouso – Segundo Repouso: (Js 1.13) - "Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do SENHOR, dizendo: O SENHOR, vosso Deus, vos dá descanso e vos dá esta terra." (Hb 4.9) - "Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. "

CONCLUSÃO:
O primeiro nome do Sacerdócio aparece aos Hebreus: Melquisedeque. O nome em hebraico significa rei de justiça. Este era rei de Salém, antiga Jerusalém. Esse sacerdote que provavelmente era descendente de Cão, por ser rei em Salém, cidade dos jebuseus, conquistada por Davi é considerado e recebe o título de rei, exercendo um sacerdócio totalmente independente. Um ponto particular que a carta aos Hebreus se refere, é da ampla relação da pessoa de Melquisedeque e a da pessoa de Cristo: cada um deles era sacerdote, não segundo a ordem levítica, tendo superioridade sobre o patriarca Abraão; considerado como rei de paz e justiça. Um selemita que aparece como primeiro, nas Escrituras Sagradas, assume a posição de segundo, quando Cristo aparece em cena como segundo e torna-se o Primeiro!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved