O Pulpito 
 
PASSANDO POR LIDA
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 11 de Abril de 2004.

TEXTO BÍBLICO: At 9.32-34

INTRODUÇÃO:
Era recente a conversão de Paulo à caminho de Damasco, da qual fugiu por um cesto no muro, indo logo se juntar aos discípulos em Jerusalém. Não somente foi manifestado o poder de Deus em ação, mas o testemunho de Paulo eloquetemente inflamou aos discípulos a saírem por toda a Judéia pregando o Evangelho de Jesus Cristo. Pedro à caminho de Tarses, levando Paulo como fugitivo, passou por Lida, e viu a Enéias que estava enfermo: “E achou ali certo homem chamado Enéias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico. E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama.” Temos de evitar o excesso de costumeirismo na Igreja, e continuar crendo e aceitando suas promessas como atuais. “Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre?

ESBOÇO:
1. Jesus curou as enfermidades do espírito - possessas: (Lc 13.13) “ E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se. 12 E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. 13 E impôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou e glorificava a Deus”.

2. Jesus curou as enfermidades da alma – lunáticas: (Mt 4.24) “E a sua fama correu por toda a Síria; e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava.”

3. Jesus curou as enfermidades do corpo – paralíticas: ( Lc 5.18) “E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele. Qual é mais fácil? Dizer: Os teus pecados te são perdoados, ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), eu te digo: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa.”

4. Jesus comicionou aos seus discípulos a fazerem o mesmo em seu nome – a Grande Comissão: (Mc 16.15-17) “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.”

CONCLUSÃO:
"Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coraçäo cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?” (Sl 13.1,2). A nossa confiança determinativa deve ser sempre: porque estás abatida ó minha alma?” (Sl 43.5). A Grande Comissão não está ultrapassada. Ela está viva, atual e franqueda a todos os crentes que desejem manifestar o poder de Deus através da pregação solene do Evangelho: Jesus Cristo continua salvando, batizando no Espírito Santo, curando os enfermos da alma, do corpo e do espírito, e fecundando a promessa da sua Segunda Vinda em nossos corações – Marantha!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved