O Pulpito 
 
OS PASTORES GUARDAVAM
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 12 de Dezembro de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Lucas 2.8-15

INTRODUÇÃO:
“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.” Em 1985 estava nesta região, em Belém de Judá, onde, segunda a história, os pastores estavam velando pelo seu rebanho. Encostado a uma videira, olhando as encostas de Belém, rebusquei estas palavras, as quais repito hoje: quando estamos no campo, durantes as vigílias de nossas noites de peregrinação neste mundo cruento, com todo o nosso vigor, guardando os nossos rebanhos, as nossas vocações, a nossa família e os nossos amigos, os anjos celestiais aparecem para corroborar conosco e nos dizer que existe boa vontade de Deus para com cada um de nós que adentramos neste desafio - O Reino de Deus!

ESBOÇO:
1. Guardamos a nós mesmos - o nosso coração: (Pv 4.23) – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

  • Ananias não guardou o seu coração!

2. Guarmos a nossa vocação – a nossa responsabilidade: (Mt 25.15) – “E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.”

  • Demas trocou a sua vocação pelas do mundo - aion!

3. Guardamos o nosso amigo – o nosso maior presente: (Pv 17.17) – “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.”

  • Judas abandonou a amizade do seu grande amigo Jesus!

4. Guardamos o nosso tesouro – a nossa salvação: (Ap 3.11) – “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

  • Simão de Samaria trocou a sua primogenitura por Drusillas de Felix!

5. Guardamos a nossa igreja – a nossa família celestial: (Mt 18.17) – “E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.”

  • Os Hebreus deixaram à esmo a sua amada Igreja!

CONCLUSÃO:
Vale a pena, sim, deixarmos o aconchego do nossas prioridades e enfrentarmos às frias noites de cuidado do que Deus tem posto em nossas mãos – nosso coração, nossa vocação, nossos amigos, nossa salvação e a comunhão da família de Deus, a Igreja. A segurança que emerge desde possível sacrifício é a plena corroboração de Deus conosco. Que melhor há que saber que não só estamos agradando a Deus mas que Ele está ao nosso lado, com todo seu exército celestial, para corroborar com a nossa obra no seu Reino. Para aquele que desfruta aqui, daqui colhe; mas o que semeia lá conta com a juda, o consolo e a voz profética de Deus anunciando a vinda da paz – de JESUS!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved