O Pulpito 
 
NOSSO INIMIGO É MENTIROSO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 13 de Dezembro de 2008.

TEXTO BÍBLICO: Neemias 6.17-18

INTRODUÇÃO:
Os muros estavam prontos, faltando as portas serem repostas. O ataque de Sambalate, Tobias e Gesém, contra o povo de Deus, não impediu que e a nobre e excelente lideranca de Neemias fosse comprometida! As pessoas em geral não imaginam o que ocorre a cada passo e atitude tomada pelo homem de Deus. Eles são caluniados, criticados e malditos, sem que, muitas vezes, nem uma única oportunidade lhes seja dada para explicar o que está ocorrendo nos seus bastidores. Se são dinâmicos, são tomados como imprudentes e precipitados; se são precavidos, são tomados como acomodados e covardes! Presidente Teodoro Rossevelt uma certa vez disse: “se alguém não suporta o calor, saia da cosinha”! As pessoas em posição de liderança espiritual, não somente enfrenta os desafios comuns aos líderes, mas tem de suportar o calor da batalha infernal do Adversário, que veio para matar, roubar e destruir. Em nosso SEP-II (Seminário do Evangelho Pleno) realizado na Gabela, em Novembro de 2008, lembramos aos alunos da Classe Moisés: “lembre-se mau caro colega de ministério, o Inimigo, ou vem como um leão para devorar, ou como uma serpente para nos enganar” ( 2 Co 11.3; 1 Pe 5.8). Se Satanás conseguir parar o líder, o restante do ministério ou igreja estará em águas turvas! Portanto, depois de uma grande obra realizada, como foi o caso dos muros de Jerusalém, e o grande SEP-4 da Gabela, ainda existem as portas a serem colocadas no lugar, ainda há uma obra missionária ser terminada pela Igreja em Angola, disse aos 430 graduandos no grande ginásio da Gabela do Amboim!

ESBOÇO:
1. O medo é o nosso pior inimigo – destroi a nossa fé: (Lc 13.31-37) – “Naquele mesmo dia chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demónios, e efetuo curas, hoje e amanhä, e no terceiro dia sou consumado. Importa, porém, caminhar hoje, amanhä, e no dia seguinte, para que näo suceda que morra um profeta fora de Jerusalém.”

2. O desmaio é o nosso inimigo letal – destroi nossas habilidades: (At 21.10-14) – “E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Agabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mäos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligaräo os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregaräo nas mäos dos gentios. E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que näo subisse a Jerusalém. Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coraçäo? Porque eu estou pronto näo só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. E, como näo podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.”

3. A dúvida é a nossa dose final – fecha todas as portas do sucesso: (Tg 1.6) – “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.”

CONCLUSÃO:
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (Jo 8.32). A mentira é como um sedativo, quanto mais o paciente a usa, mais se torna seu dependente. Sócrates, filósofo grego, na sua defesa pública, fraseou: "fale uma mentira uma, duas e três vezes, e o público a aceitará, finalmente, como uma verdade". Quilhamos num mar de hipocrisia e engano! Suas ondas impetuosas têm atingido as mais remotas áreas da sociedade, arrastando até as puras tribunas às suas praias. Já ouviram falar da mentira azul e branca - a mentira Ocidental? "Este é o melhor carro; este é o ministério que está a alcançar mais almas no mundo; esta é a melhor publicadora; este é o melhor banco; esta é a melhor tradução da Bíblia; este deputado ajudará a nossa igreja; a sua obra é de admirável valor; estamos orando por sua família e seu ministério; traga sua oferta e em duas semanas você será prosperado"! E com subterfúgios vão enchendo os seus bolsos de dinheiro e esvaziando suas contas nos céus, se é que estas já não estejam encerradas! Um mundo de mentiras, um manancial de mentirosos! Tinha razão o francês Marcel Proust, quando escreveu na sua obra, Coisa do Passado: "o tempo passa, e pouco a pouco o que falamos de engano torna-se em verdade". A exortação divina condena tanto o admirador como o praticante da mentira: "e ficarão de fora, os que amam e comentem a mentira". O antídoto contra a mentira sempre foi a verdade: "pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo", é o conselho de Paulo aos efésios (Efésios 4.25)

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved