O Pulpito 
 
LEMBRA-TE DO CRIADOR
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 27 de Fevereiro de 2011

TEXTO BÍBLICO: Ecleiastes 12.1

INTRODUÇÃO:
Davi, filho de Jessé, o homem segundo o coração de Deus, parece-nos ter entrado na batalha na hora certa, mas na política da disnastia hebrea muito cedo, cedo demais! A ausência do seu grande amigo Jônatas no palácio, contribuiu indiretamente para a maior desgraça do seu reinado - um homicídio e um adultério! Seu filho do sonho comcubinato, numa corrupta disputa política ascedeu ao Trono. No seu apogeu e tolerância divina, ele compôs três famosos livros da Bíblia: Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Em Eclesiastes, o livro da sua meia idade, ele confirma a Soberania Divina, no seu capítulo três e versículo quinze, quando diz: "O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou." Portanto, devemos lembrar do Criador no momento oportuno!

ESBOÇO:
1. Enquanto temos amigos – Daví perdeu seu melhor amigo na batalha do Monte Gilboa (2 Sm 1.25-26): “Como caíram os poderosos, no meio da peleja! Jónatas nos teus altos foi morto. Angustiado estou por ti, meu irmäo Jónatas; quäo amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.”

2. Enquanto as oportunidades estão presentes – Paulo não deixou a oportinidade Corintiana fugir de suas mãos (1 Co 16.9): “Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários.”

3. Enquanto há tempo – desarme o seu despertador e você pode viver para sempre. Mas ele está ai bem perto de você (Lc 12.18-19): “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pediräo a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

4. Enquanto temos saúde – o multimilionário Onassis pensava que podia viver eternamente na sua luxuosa ilha grega ao lado da ex-primeira dama americana (2 Cr 32.24): “Naqueles dias Ezequias adoeceu mortalmente; e orou ao SENHOR, o qual lhe falou, e lhe deu um sinal.”

5. Enquanto há alimento da geladeira – o estoque pode acabar ainda hoje (Is 55.11: “O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que näo tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”

CONCLUSÃO:
O ser humano vem à vida e passa pelo menos por três etapas. Se conseguir alcançar a quarta, e o fizer abundantemente na sua totalidade, será bem sucedido, e sua vida será cheia de pleno êxito social e espiritual. Perguntas tais como, porque nasci, de onde vim, qual o significado de tudo que ocorre em minha vida, para onde irei e o que tem as outras pessoas a ver com a minha vida, são respondidas pelas Sagradas Escrituras, e endoçadas pelos sociólogos e teólogos através dos quatro gradientes da vida do homem: A vida Estética, A Vida Ética, A Vida Religiosa e a Vida de Fé (Eclesiastes 1.4). Este enígma — homem é a impressão digital do Criador!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved