O Pulpito 
 
MUDANÇA DE PLANOS
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 30 de Janeiro de 2011.

TEXTO BÍBLICO: Mateus 15.21-28

INTRODUÇÃO:
O termo bíblico na Língua Hebráica para arrependimento é NOSHAM, aquele que pode mudar de idéia, de planos e de posições anteriormente tomadas. O encontro de Jesus com uma mulher pária da sociedade judáica, pagã, bárbara e, que vivia na região agreste do norte de Canaã, foi o que demais relevante à graça divina: “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.” (2 Co 8.9)! Seu silêncio frente ao clamor dessa pedinte, foi o que houve de mais profundo na manifestação da graça de Deus!

ESBOÇO:
1. Seu silencio – não lhes respondeu nada (23): HA TEMPO PARA TUDO! (Ec 3.1-2) - “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”

2. Seu manisfesto – eu fui enviado senão as ovelhas da casa de Israel(24): UM GRANDE PROJETO REVELADO NOS 12 E SETENTA ENVIADOS (Lc 3.8) – “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e näo comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraäo por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraäo.”!

3. Sua reflexão – Não é bom pegar no pao dos filhos e deita-los aos cachrrinhos(26): ABRAO, ISAQUE, JACOB, JOSE, MOISES, DAVI! CHOROU SOBRE ELA! (Lc 19.41,42) “E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos."

4. Sua decisão – Oh, mulher! Grande é a tua fé: seja isto feita para contigo como tu desejas(28): IDE POR TODO O MUNDO, QUEM CRÊ! LAMENTAMOS A ÊNFASE CALVINISTA! (Jo 3.16) – “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê näo pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê näo pereça, mas tenha a vida eterna.”

CONCLUSÃO:
Deus ordenou que Oséias tomasse uma mulher de prostituições a fim de ilustrar a infidelidade espiritual de Israel (Os 1.2). Sua esposa se chamou Gomer, filha de Diblaim (Os 1.3). Desta união, três filhos foram concebidos: Jizreel, Lo-Ruama e Lo-Amí (Os 1.4,6,9). Segundo seus nomes, esses filhos sentiriam vergonha por causa da perversão em que vivera sua mãe (Os 2.1-5). Isto representava muito claramente a situação do povo de Israel: eles haviam traído o Senhor, pervertendo-se com o culto aos ídolos, servindo-os com suas maldades. A Oséias foi revelado a queda do Reino do Norte nas mãos da Assíria, como a Jeremias foi revelado a queda do Reino do Sul nas mãos da Babilônia. Passados quinze anos da morte do rei, quatro de seus sucessores foram assassinados. Decorridos mais quinze anos, Samaria foi incendiada, e os israelitas deportados à Assíria, e posteriormente dispersos entre as nações. As mesmas seqüelas seguiram o Reino do Sul nas mãos babilônicas. Depois da reconstrução do Templo, unidos os remanescentes do Sul, e os pouquíssimos do Norte, em coro regeitaram o Messias. Deus intervém com a sua divina graça para salvar a ambos os povos - "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." (Gl 3.27-29)!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved