O Pulpito 
 
EU E O PAI SOMOS UM
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 27 de Março de 2011.

TEXTO BÍBLICO: João 10.30

INTRODUÇÃO:
Se você segurar uma moeda de 25 centavos do Dollar Americano, você verá de um lado cunhado a fotograia do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, e do outro lado, uma águia, símbolo dessa República. Apesar de nunca ter visto aquele presidente, você pode saber que ele era assim, pela sua gravura na moeda! Numa distante semelhança, assim como está cunhada George Washington nessa moeda, o Pai estava gravado em Jesus Cristo, através dos seus atributos e da sua obra! Os mentores das maiores religões do mundo, podem falar e sugerir muitas coisas, mas nunca revelar a identidade e a infalibilidade dos seus ancestrais. Por exemplo: o Induísmo estabelecido em 2000aC, por Sanatana Driana, não se tem conhecimento do seu paradeiro; o Budismo, estabelecido por Sidarta Grutana, em 563aC, não sabemos notícias dos seus pais; o Confucionismo, fundado por Kung Chiú, em 551aC, temos apenas informações dos poucos restos mortais dos seus ancestrais; O Islamismo, por sua vez, fundado em 520aD, por Maomé, só se sem notícias dos seus restos mortais e dos das suas esposas! Sem falar, obviamente, dos fundadores do Animismo, do Comunismo, do Espiritismo, da Nova Era e de muitas outras religiões para-cristãs! Entretanto, o legítimo Cristianismo formado por pessoas perdoadas e nascidas de novo, sempre foi ratificado por Jesus Cristo, seu fundador, e pelo seu Pai, os quais, ambos permanecem nos céus! Quando Jesus estava saindo do seu batismo no Rio Jordão, se apresenta um tríplice testemunho da Trindade: o Pai, "este é o meu Filho Amado" (Mt 3.17); Jesus, o Filho, "porque assim importa cumprir toda a justiça" (Mt 3.15); e o Espírito Santo - Ruach HaKodesh, teofanicamente pousando sobre o Cordeiro que haveria de tirar o pecado do mundo - "e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele" (Mt 3.16! Eu e o Pai Somos Um, é muito mais do que uma afirmação, é a aseidade de uma única Trindade que soberanamente criou os céus e a terra, e todos os seres viventes, e os preserva com seu eterno poder! Destarte, Jesus Cristo - Yeshua HaMashiach nos apresenta seu Pai:

ESBOÇO:
1. Apresenta a natureza do Pai: Hb 1.3 – “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.”

2. Apresenta a resignação da obra do Pai: Mc 15.39 – “E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus.”

3. Apresenta a radiante glória do Pai: Cl 1.15-16 (Mt 17.2,6) – “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominaçöes, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.”

4. Apresenta o legítimo carácter do Pai: Jo 14.9 – “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.”

5. Apresenta a perfeita relação com o Pai: Mt 3.17 – “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

CONCLUSÃO:
Louvamos a Deus pela esperança outorgada aos crentes pelo Espírito Santo que lhes foi dado. A história é consciente, e disso nos testifica, que nenhum desses mentores religiosos ofereceram ou foram para os seus fiéis, o que Jesus Cristo - Yeshua HaMashiach fez, e ofereceu publicamente a todos: a) ele tinha comprovadamente um infalível e soberano PaiElohim; c) ele comprovadamente e profeticamente nasceu de uma virgem, em Belem de Judá; d) ele fez estraordinários milagres e sinais durante seu ministério aqui na terra; e) ele morreu na cruz, como o sacrifício vicário por toda a humanidade; f) ele ressuscitou ao terceiro dia do seu vigiado sepultamento, e juntamente com ele, milhares que estavam temporariamente no Seio de Abraão; g) ele ascendeu aos céus, onde intercede por nós até o dia que ele regresse para tomar a igreja da terra para si! A teologia Paulina é segura e enfática: “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (1 4.12)! Maranatha!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved