O Pulpito 
 
DEUS É AMOR
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 17 de Julho de 2011.

TEXTO BÍBLICO: 1 Jo 4.16

INTRODUÇÃO:
Napoleão Bonaparte, imperador da França, passou os últimos seis anos de sua vida confinado pelos britânicos na Ilha de Santa Helena. Durante os anos de desterro, teve oportunidade de ler o Evangelho, e confessou aos seus confederados, dizendo: lutei, fiz história na Europa, e aqui estou despatriado, sem ninguém ao meu lado. Uma guerra sem triunfo, uma guerra solitária. Mas conheço um - Jesus de Nazaré, o qual conquistou milhões sem disparar um só tiro, pois nem arma tinha. Conquistou com a todos com sua mensagem, com o seu amor! E estes seguidores, são fiéis até a morte, em defesa da sua doutrina e do seu nome!

"Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor." o Sábio afirmou no seu livro de Cantares 2.4. O Amor é o primeiro dos cinco Atributos Morais da Divindade. Ele foi disponibilizado a nós em três formas distindas, a saber: na área espiritual - amor Agape; na área social - amor Fileo; e na área vejetativa - amor Eros.

ESBOÇO:
1. Em relação a Deus: Dt 6.5-6 – “Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;” Jo 14.23 – “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.”

2. Em relação ao povo de Deus:

  • Jo 15.12 – “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”

  • 1 Jo 4.8 – “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”

  • 1 Jo 2.10 – “Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escándalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.”

3. Em relação aos filhos de Deus: Ef 5.28 – “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.”

CONCLUSÃO:
As coisas de Deus são estáveis. Permanecem, duram para sempre. Elas são eternas, que alívio! E o sábio então questiona a natureza humana, em sua loucura de correr atrás do vento; em passar a vida buscando o que não tem, perdendo oportunidades de ouro de viver o presente com Jesus, no Reino de Deus. Nós valorizamos tanto o que não temos, que perdemos completamente a capacidade de valorizar o que possuímos - o amor de Deus derramado em nossos coraões. Deus, quando lhe glorificar, vai lhe levar às alturas, vai lhe colocar uma roupa nova, vai lhe dar um novo nome, vai lhe dar uma coroa de glória. E ai, você vai lembrar que valeu a pena amar a Deus, ao próximo e a nós mesmos!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved